Data de publicação: 13-11-2022 21:32:00 - Última alteração: 13-11-2022 21:34:32

Contagem anuncia implantação do prontuário eletrônico nas UBSs

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde - SMS serão trocados cerca de dois mil computadores das unidades de saúde até o fim deste ano e o sistema de prontuário eletrônico será instalado gradualmente. Mas a prefeitura não informou quando o sistema estará em pleno funcionamento.

A SMS pretende melhorar a qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs da cidade, com a troca das máquinas obsoletas utilizadas atualmente. A ideia é melhorar o trabalho dos profissionais de saúde e assim, dar mais agilidade durante os atendimentos na Rede SUS Contagem.

Ainda segundo a secretaria, o novo sistema vai possibilitar que todas as unidades de saúde, básicas e especializadas, tenham acesso ao histórico médico completo dos pacientes. As UBSs serão as primeiras a receberem o prontuário eletrônico, em seguida a Rede de Atenção à Saúde, como as farmácias e os centros de consultas especializadas.

Para a gerente-geral da UBS São Judas Tadeu, Bárbara Barcelos, “a implantação do prontuário eletrônico será um grande benefício para os usuários e também para os servidores públicos, que terão um sistema eficiente e completo”, disse.

Prontuário em papel

Atualmente, todo o trabalho é feito manualmente, prescrever receitas médicas, marcação de exames, entre outros. Isto é, os médicos especialistas não têm as informações dos clínicos das UBSs e vice-versa. 

Os prontuários ficam em envelopes arquivados em prateleiras organizadas pelos endereços das famílias. Quando os pacientes mudam de endereços, os prontuários precisam ser transferidos, acontecem extravios, perdas de informações preciosas e fundamentais para a saúde da população. Em caso de incêndio, todas as informações também correm o risco de se perder para sempre.


Serviço Social Autônomo

Mas nas cinco Unidades de Pronto Atendimento - UPAs e no Complexo Hospitalar que inclui o Hospital Municipal e o Centro Materno Infantil, as informações médicas estão mais seguras.

O Serviço Social Autônomo que administra estas unidades de saúde já utiliza um sistema de prontuário eletrônico herdado do Instituto de Gestão Humanizada - IGH que foi substituído pelo atual governo municipal. Mas as informações não são compartilhadas com as Unidades Básicas de Saúde – UBSs.

Prontuário eletrônico

Quando o prontuário eletrônico for instalado em toda a Rede, será possível armazenar todas as informações clínicas, prescrições de medicamentos, emissão de documentos, solicitações de exames e também os registros de anamneses, que são as entrevistas feitas pelos médicos em consultório, com o objetivo de identificar os sintomas dos pacientes para se chegar ao diagnóstico das doenças dos pacientes.

O sistema permite também, fazer os encaminhamentos dos pacientes para os demais pontos da Rede de Atenção à Saúde e o acesso mais rápido aos problemas de saúde, assim como os procedimentos realizados.

Segundo a SMS, o registro clínico do usuário contido no prontuário eletrônico será o principal meio de transmissão das informações entre os membros da equipe multiprofissional que presta o atendimento na Rede SUS Contagem.

Os prontuários eletrônicos permitem praticidade e agilidade nos atendimentos, aumento de produtividade, armazenamento seguro do histórico dos pacientes, registro de resultados de exames, conferência de liberação de consultas, registros de prescrições médicas, dentre outros.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br