Data de publicação: 15-11-2022 02:01:00 - Última alteração: 20-11-2022 17:33:25

Lula viaja ao Egito para defender a preservação da Amazônia na COP27

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação Brigada de Alter do Chão (PA)

O embarque do presidente eleito e da primeira dama Janja, foi na manhã desta segunda-feira (14). Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento na quarta-feira (16), na área da Organização das Nações Unidas (ONU), na Blue Zone, da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima - COP27. 

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, confirmou durante o anúncio de novos nomes para o Gabinete da Transição, que o combate ao desmatamento será uma prioridade do novo governo. 

"As florestas do Brasil, da Indonésia e do Congo, são fundamentais para o combate às mudanças climáticas, porque possuem vastas áreas de florestas tropicais. O governo brasileiro anunciou uma aliança com esses países para promover a valorização da biodiversidade e a remuneração justa de serviços ambientais”, disse. 

Alckmin disse que solicitou dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), referentes a agosto de 2021 a julho de 2022. Segundo ele, os números já existem, mas não estão sendo divulgados. “Na campanha presidencial, Lula prometeu recuperar os órgãos ambientais que foram praticamente desmobilizados”.

O coordenador dos Grupos Técnicos do Gabinete de Transição Aloizio Mercadante, falou sobre negociações para a liberação de recursos do Fundo Amazônia.

“São cerca de R$ 3 bilhões que hoje estão impedidos de serem liberados por causa da falta de compromisso do governo brasileiro no combate ao desmatamento. Já conversamos com o governo da Alemanha e da Noruega que devem autorizar, no dia seguinte da posse, a liberação dos recursos”, explicou o ex-ministro nos governos do PT.

Fundo Amazônia

Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Em 2019, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos após o governo brasileiro apresentar sugestões de mudança na aplicação dos recursos e extinguir colegiados de gestão do fundo.

No último dia 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o governo federal reative o Fundo Amazônia. Pela decisão da Corte, a União tem prazo de 60 dias para cumprir a medida.

Além do pronunciamento, Lula, que foi a convite do presidente anfitrião do encontro, também vai cumprir agenda com governadores de estados da região amazônica e com representantes da sociedade civil.

Agenda

Na quarta-feira (16), às 11h, horário local (6h de Brasília)
, Lula participa do evento Carta da Amazônia, uma agenda comum para a transição climática.

Estarão presentes os governadores de estados da região Norte: Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá; Gladson de Lima Cameli, do Acre; Mauro Mendes, do Mato Grosso; Helder Barbalho, do Pará; Wanderlei Barbosa, do Tocantins; e Marcos Rocha, de Rondônia.

Às 17h15 (12h15 no horário de Brasília), Lula faz pronunciamento na COP27, na área da ONU, a Blue Zone.

Na quinta-feira (17), às 10h (5h no horário de Brasília), o presidente eleito se encontra com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub. 

Às 15h (10h em Brasília), o encontro será com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Na sexta-feira (18), Lula segue para Portugal, onde se encontra com autoridades portuguesas e retorna para o Brasil no fim de semana.

Fonte: Agência Brasil
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br