Data de publicação: 30-11-2022 01:12:00 - Última alteração: 30-11-2022 01:22:52

Neonazistas atacam duas escolas em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Redes sociais

Possivelmente na madrugada desta terça-feira (29), a Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, foi depredada e pichada com referências nazista. Já a Escola Municipal Professora Maria Martins "Mariinha", no bairro Tropical, só não foi invadida, porque as trancas resistiram.

O crime foi descoberto pela manhã, quando os funcionários chegaram para o trabalho. Os vândalos destruíram os vasos de plantas, trabalhos escolares, mesas e cadeiras, objetos que estavam nos corredores, no pátio e nos banheiros foram danificados. Nas pichações, o nome de um jogo de videogame com conteúdo violento, suásticas e outras referências nazistas. 

Mensagens também atacam à diretora da escola, fazem referência às turmas do 9° ano do ensino fundamental, o que leva a suspeita que tenha alunos envolvidos no vandalismo. Apesar dos estragos, nada foi levado. A escola não possui câmeras de monitoramento nem vigias noturno, mas a autoria e a motivação do ataque serão investigadas.

As aulas da Escola José Silvino Diniz foram suspensas até a próxima quinta-feira (1º/11), cerca de 600 alunos ficaram sem aulas, até que os reparos sejam feitos. Um representante da Secretaria Municipal de Educação esteve no local e acompanhou o registro da ocorrência. Foi informado que a escola será limpa, tudo o que foi destruído será recuperado e será analisada a possibilidade de reforçar a segurança.


Foto: Google Maps

Em nota a Prefeitura de Contagem falou sobre o vandalismo 

A prefeitura agendou uma reunião com o Ministério Público e o Governo do Estado para tratar do caso e, juntos, apurar e impedir que ataques às escolas do município se generalizem. 

A equipe da Guarda Civil de Contagem e a da Polícia Militar também estiveram no local, apurando os fatos. Um relatório está sendo produzido e será encaminhado à Polícia Civil para que seja feita uma investigação e se aponte os possíveis autores. 

Segundo a Guarda Civil, foram constatados atos de vandalismo e depredação. Não foi verificado crime de furto. Há especulações de que os atos ocorridos na escola estejam associados a um jogo da internet, chamado Bully. 

Esses dados, assim como as fotos, serão encaminhados à Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos. A Guarda Civil vai intensificar o patrulhamento na região para evitar ocorrências da mesma natureza e para garantir a tranquilidade da comunidade. 

As aulas na Escola Municipal José Silvino Diniz estão suspensas temporariamente até a próxima quinta-feira (01/12) para que sejam feitos os reparos necessários. 

A Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social vem trabalhando para ampliar a segurança nas escolas municipais. Já está em andamento um projeto para implantação de um Sistema de Videomonitoramento específico para as unidades escolares.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br