Data de publicação: 03-12-2022 17:10:00 - Última alteração: 03-12-2022 17:17:23

Comunidade dos Arturos realiza feijoada comemorativa

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

No último domingo (27.11), descendentes de Artur Camilo Silvério, um filho de escravizado, que deu origem à Comunidade dos Arturos, celebraram os 500 anos de Zumbi dos Palmares e os 130 anos da comunidade quilombola estabelecida em Contagem. 

O “Festejoando” fez parte do encerramento da comemoração da Consciência Negra na cidade.

Segundo o mestre de Cultura Popular e diretor social de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos de Contagem, Jorge Antônio dos Santos, “o prato típico do povo negro, a feijoada, fez parte da resistencia durante à escravidão e atualmente, é um dos pratos mais conhecidos no Brasil, principalmente em Minas Gerais”.

O ponto alto da festa foi durante as apresentações dos membros do Reinado Congado dos Arturos, do Batuque dos Arturos e do grupo Arturos Filhos de Zambi, tambores e danças afros que atraíram a atenção de visitantes e moradores da comunidade.

A feijoada foi bastante procurada, apreciada e servida até o final da tarde, com o mesmo tempero dos antepassados. O repórter do DC Online experimentou e atestou o sabor da iguaria, que, atualmente, agrada brasileiros e estrangeiros de todas as classes sociais.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br