Data de publicação: 05-12-2022 23:35:00 - Última alteração: 06-12-2022 00:43:52

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeitos de falsificação e adulteração

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação/PCMG

As investigações sobre a contaminação de petiscos para cães foram concluídas e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), indiciou quatro investigados ligados à Tecnoclean, empresa sediada em Contagem. 

Os suspeitos foram indiciados pela prática do crime de falsificação e adulteração de produtos terapêuticos ou medicinais. De acordo com a PCMG, o inquérito policial apurou a morte de 14 animais e mais de 40 intercorrências no estado. 

A delegada titular da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra o Consumidor, Danúbia Quadros, disse que nas investigações foi constatado que a Tecnoclean repassou produto químico de grau técnico como sendo de grau alimentício.


“A fabricante dos petiscos, Bassar, comprou da Tecnoclean, monoetilenoglicol que é altamente tóxico se consumido por pessoas ou por animais, como se fosse propilenoglicol, uma substância segura para a saúde humana, que conserva alguns produtos úmidos e saborosos”.

“Ficou evidenciada a identificação incorreta de rótulos. Houve falha no sistema de rastreabilidade da Tecnoclean, que comprava o monoetilenoglicol da empresa A&D Química, com sede em Arujá-SP e trocava o rótulo para revender à fabricante dos petiscos como propilenoglicol”.


“Barris de monoetileno foram acondicionados na Tecnoclean, no mesmo local que barris de propilenoglicol. A Tecnoclean assumiu o risco de produzir o resultado morte. A contaminação ocorreu em todo o território nacional”, explicou.

A pena prevista para a prática do crime previsto no artigo 273 do Código Penal - “Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais”, varia entre 10 e 15 anos de reclusão, mais multa. Esse crime é considerado hediondo pela legislação brasileira”, conclui a Dra. Danúbia Quadros.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br