Data de publicação: 12-12-2022 23:17:00 - Última alteração: 19-12-2022 14:08:23

Metroviários decidem por greve a partir de quarta-feira (14)

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: CBTU/MG

Após assembleia realizada nesta segunda-feira (12), os metroviários decidiram pela greve no metrô de BH/Contagem. Segundo a categoria, os trens vão parar de circular a partir da meia noite e devem seguir até que o leilão seja suspenso.

A classe é contra o leilão da concessão do metrô de BH, previsto para o dia 22 de dezembro. Cerca de 1600 funcionários concursados estão preocupados com a privatização, por causa da possibilidade de perderem os postos de trabalho.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, afirmou que a concessão para a iniciativa privada não deve ser barrada pela Justiça. “Deve prosseguir mesmo com uma ação movida pelo PT, contra o leilão”.

De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Metroviários, Pablo Henrique, “a greve é contra a privatização, em defesa da ampliação, contra esse modelo que quer doar 2,8 bilhões do governo federal e 400 milhões do governo estadual para empresas privadas, sem garantia nenhuma de expansão”, explicou.

Em nota a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU/MG se posicionou:

A CBTU-MG informa que, até o momento, não foi notificada oficialmente pelo Sindimetro sobre a deflagração de greve da categoria. A Companhia tomou conhecimento, pela imprensa, sobre a paralisação marcada para a próxima quarta (14/12). 

Assim que for notificada, a Empresa tomará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, pela manutenção do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Companhia frisa que não possui respostas sobre o processo de desestatização, além das já publicadas pelos órgãos oficiais, já que as diretrizes e ações a respeito são conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional. 

Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes, para que haja informações concretas".
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br