Data de publicação: 13-12-2022 19:11:00

Cerca de quatro mil PMs de Minas já utilizam câmeras nas fardas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

De acordo com o Governo do Estado, cerca de 4 mil políciais militares de todas as regiões do Estado utilizam em turnos alternados, as 1.040 câmeras destinadas ao fardamento. 

Com acesso à internet, as câmeras têm capacidade de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento. O equipamento portátil fica na parte frontal da farda dos PMs, inicia as gravações quando são acionadas ou no início de uma abordagem policial.

Segundo a porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG, major Layla Brunella, o uso das câmeras trará transparência e resguardo aos militares. 

“A utilização dessa tecnologia traz ainda mais transparência ao trabalho do policial militar, sabendo que suas ações estão sendo resguardadas por meio de uma prova que ele produziu. A produção dessa prova pela própria instituição faz com que o policial militar se sinta ainda mais protegido para poder atuar de forma legítima e ciente que qualquer denúncia falsa contra ele poderá ser provada por meio das imagens”, afirmou.

Segundo o Governo do Estado, foram investidos R$ 2,4 milhões para aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos e 1.040 pistolas de impulso elétrico.

O Governo informou que pretende adquirir novas câmeras por meio de um convênio entre a PMMG e o Ministério Público. Segundo a major Layla, o objetivo é que toda a tropa possua câmeras no fardamento. 

“O intuito é que as câmeras sejam mais um equipamento utilizado pelo efetivo da instituição, assim como os coletes e os armamentos”, explicou.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br