Data de publicação: 29-12-2022 19:33:00 - Última alteração: 29-12-2022 19:40:07

Artista retrata história de Contagem em painéis ao ar livre

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Janine Moraes/PMC

Galeria de fotos
 
O artista contagense Olavo Sérgio, produziu e continua produzindo painéis em muros e fachadas da avenida Carmelita Drummond Diniz, no bairro Maracanã, em Contagem. No Projeto “Ateliê Vivo Memória”, os painéis retratam a arquitetura, os monumentos, os personagens, a história, as tradições e as paisagens de Contagem.

Os painéis estão nos muros das casas, nas fachadas de comércios, residenciais e em prédios públicos. O artistas fez reproduções da Igreja Matriz de São Gonçalo, da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, e das áreas rurais da antiga Contagem, com plantação de abóboras e jabuticabas.

Segundo o desenhista, pintor e escultor autodidata, Olavo Sérgio, as obras começaram no mês de maio de 2022 e devem ser finalizadas até janeiro de 2023. 

“Uso nos painéis a técnica de pintura com aerógrafo. Gosto de pintar painéis ao ar livre e neste projeto retrato paisagens, cenas cotidianas e prédios históricos de Contagem. Sou um observador da história, vi as transformações de Contagem, desde os tempos da estação ferroviária, passando pelo apogeu da indústria, até os dias atuais. Busco a beleza dos ambientes e humanizo as ruas com arte”, disse.

Olavo tem painéis pintados nas cidades de Nova Jersey, Massachusetts e Flórida, nos Estados Unidos, onde morou e trabalhou.

Em Contagem, o artista participou do restauro do painel da Casa de Cultura Nair Mendes de Oliveira, que retrata os patrimônios históricos e culturais de Contagem, como a Casa de Cacos, Casa Nair Mendes, chaminés do Itaú e Igreja São Gonçalo. 

Para apreciar os painéis, basta passar pela avenida que atualmente passa por obras viárias dentro do Complexo Maracanã.

As intervenções revitalizam a região que passa por conjunto de intervenções do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que, segundo a prefeitura, visa reestruturar o transporte, melhorar a integração e a acessibilidade de Contagem, além de controlar as enchentes do córrego Matadouro/Maracanã.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br