Data de publicação: 02-01-2023 21:19:00 - Última alteração: 02-01-2023 21:49:21

Usuários reclamam da falta medicamentos e da demora nos atendimentos

Lava Jato Dias
Fotos: Robson Rodrigues

Usuários do Sistema Único de Saúde - SUS Contagem ainda têm dificuldades, mesmo depois das melhorias dos últimos anos. Há relatos de faltas de medicamentos na Farmácia Distrital do Eldorado e na UPA JK, além da demora nos atendimentos.

Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência, “houve um pequeno período de falta de medicamentos na indústria farmacêutica devido à pandemia, mas a maioria já foram repostos nas farmácias distritais e os faltosos estão em processo de aquisição”.


 Farmácia Distrital do Eldorado

Situação dos estoques de algumas medicações questionadas:

Nimesulida - Não padronizado no SUS Contagem
Amoxicilina 500 mg - Estoque regular
Amoxicilina + Clavulanato 500/125 mg - Falta
Amoxicilina suspensão - Falta
Amoxicilina + Clavulanato suspensão - Estoque Regular
Sinvastatina 20 mg  - Estoque regular
Sinvastatina 40 mg - Estoque regular
Salbutamol - Estoque regular
Budesonida 32mcg - Falta

Ainda de acordo com a prefeitura, “os antibióticos têm sido um desafio para vários municípios e até mesmo drogarias privadas”.


Farmácia Distrital do Eldorado

A falta de informações também faz os usuários retornarem às farmácias. Somente no momento da retirada dos medicamentos é avisado sobre a necessidade de uma cópia da receita. O problema é que nem sempre existem papelarias ou copiadoras na região. 

Alguns servidores não concordam com a obrigatoriedade, mas a prefeitura confirmou que “o fornecimento da medicação só acontece com uma cópia. Isso porque, a receita original fica retida no primeiro atendimento e nos atendimentos posteriores, também são necessárias outras duas cópias”. Mais uma via da receita ficará novamente retida.

Os pacientes também reclamam que médicos receitam medicamentos de alto custo que não são fornecidos pelas Farmácias Distritais da cidade; que na Unidade Básica de Saúde - UBS 15, também no Eldorado, as marcações de consultas só podem ser feitas das 8 às 10h e que no posto de recolhimento de exames laboratoriais, ao lado da Farmácia Distrital do Eldorado, os resultados são fornecidos somente após às 12h.

Em todos os casos, os usuários desavisados são obrigados a voltar.


Usuários aguardando teste covid na UBS 15, bairro Eldorado

A Prefeitura de Contagem afirmou que “o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde – UBSs para acolhimento, atendimento e agendamento é das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira”. Com relação aos medicamentos receitados e não encontrados nas farmácias distritais, a prefeitura justificou que “os médicos possuem autonomia para o atendimento ao usuário”.

Vistoria

Nesta segunda-feira (02), a prefeita Marília Campos (PT), esteve na UPA JK para vistoriar as instalações, conversar com usuários e servidores, na intenção de conhecer de perto as demandas de pacientes e trabalhadores.

“Pacientes com pulseiras verdes deveriam ser atendidos nas UBSs. Isso é sinal que a Atenção Básica precisa melhorar o atendimento e ter resolutividade, para que os pacientes não procurarem o sistema de urgência e emergência, as UPAs, sempre muito sobrecarregadas”, ressaltou.

A prefeita constatou o que os pacientes atendidos nas UPAs sofrem há décadas. “Muitos usuários precisam dar continuidade ao tratamento na atenção especializada, como é o caso do paciente com problema de coração. Esse paciente faz um eletrocardiograma, recebe medicamento e é liberado. Mas esse paciente precisa d acompanhamento regular, o que não acontece porque ainda não existe uma relação da urgência com o setor de consulta especializada. Esse paciente com problema crônico, retorna uma, duas, três vezes a UPA”, constatou.

Na prática, os médicos das UPAs não fazem e nunca fizeram encaminhamentos para consultas com especialistas. Os atendimentos acabam sendo paliativod sem intenções curativas. Os relatos ouvidos pela prefeita mostram as dificuldades enfrentadas pelos usuários e servidores do SUS Contagem.


Prontuários aguardando a digitalização anunciada pela prefeitura 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br