Data de publicação: 06-01-2023 16:16:00 - Última alteração: 06-01-2023 16:25:20

Vídeos e podcasts gratuitos sobre Tendências de Mercado

Funeral Pet Diamond
Foto: Divulgação

Diante das mudanças do perfil do consumidor, a série "Tendências de Mercado" do Sebrae Minas, traz as principais tendências de inovação para guiar os empreendedores. São tecnologias e inovações para as empresas expandirem o negócio ou se manterem no mercado.

Segundo a analista do Sebrae Minas, Alessandra Simões, 2022 foi marcado pela digitalização acelerada e pela fusão entre os mundos físico e digital. "As mudanças vieram para ficar e influenciam diretamente no processo e comportamento de compra do consumidor. O empreendedor atento ao mercado deve se antecipar às mudanças e tomar decisões acertivas", explicou. 

De acordo com uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 27% ou 5,3 milhões das micro e pequenas empresas brasileiras ainda não entraram para o mercado digital. 

"Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como dar o primeiro passo para se tornar relevante no ambiente digital. Para isso, os empresários precisam entender o que norteia o novo comportamento do consumidor para se relacionar e se comunicar com efetividade", enfatizou a analista. 

O Sebrae Minas oferece a série de conteúdos gratuitos, em formato de vídeo e podcasts, disponíveis no Portal da Inovação.  

Conheça algumas tendências para 2023 

Marcas centradas em pessoas (humanização)  


Empresas focadas em pessoas são aquelas que colocam o cliente no centro da tomada de decisão. Além de vender um produto ou serviço, a empresa precisa se preocupar com a experiência que pretende oferecer para encantar e fidelizar o cliente. A humanização das marcas é uma das grandes tendências que devem nortear as estratégias das empresas. 

Geração Z 

A geração Z nasceu entre 1995 e 2010, e é conhecida como a geração nativa digital. Dominam as novas tecnologias, conseguem interagir e vivenciar várias realidades ao mesmo tempo, especialmente as digitais e conseguem absorver rapidamente uma gama de informações. Tornou-se impossível para as empresas pensarem estratégias de negócios, sem incluírem a geração Z. 

Web 3.0 

A web 3.0 é a nova tendência que vai afetar o modo como as pessoas se relacionam com a internet. A descentralização dá às pessoas mais liberdade para criarem seus espaços e postarem conteúdos. Com a virtualização e o fortalecimento das marcas no mundo virtual, as experiências realísticas são reproduzidas no ambiente virtual (metaverso). 

Metaverso 

No universo virtual, o metaverso busca reproduzir a realidade por meio de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. No espaço virtual coletivo do Metaverso, as pessoas podem interagir por meio de avatares e as empresas podem vender produtos e serviços e proporcionar novas experiências aos usuários. 

Sustentabilidade 

O novo consumidor está mais atento aos negócios que realmente se comprometem com as questões ambientais e o futuro do planeta. A sustentabilidade passa a ser um valor incorporado ao mindset da sociedade, norteadora das decisões e estratégias das empresas. 

Negócios com propósito  

As empresas devem ter propósitos claros e mostrar para o consumidor o porquê de existir e qual problema pretendem resolver. Para as gerações Z e Alpha, os propósitos são muito valorizados e fazem diferença no momento de escolher uma marca. 

Comunidades de marcas  

Essas comunidades são grupos de pessoas que se identificam e desenvolvem relações afetivas com determinado produto, serviço ou valor oferecido por uma marca. Quando o cliente desenvolve esse sentimento pela marca, passa a se tornar um defensor e propagador do negócio. As Comunidades de marcas são grandes tendências e devem se fortalecer nos próximos anos. 

Conexão entre os mundos físico e virtual 

Ambos estão amplamente conectados e essa conexão influencia diretamente o comportamento do consumidor. Experimentar um produto na loja e fazer a compra on-line, ou vice versa, descobrir um produto nas redes sociais e retirá-lo na loja, já é uma tendência que deve estar no radar das empresas. Se tornou importante estar presente e ter boas estratégias no ambiente digital. 

Serviço

Série "Tendências de Mercado", Portal da Inovação do Sebrae M
inas
São duas temporadas, com conteúdos em formato de vídeos e podcasts, totalmente gratuitos. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br