Data de publicação: 24-01-2023 17:28:00 - Última alteração: 28-01-2023 13:12:51

Encontro de Fuscas e outras relíquias icônicas agita Contagem

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Aconteceu no domingo (22), em frente ao Fórum e da Faculdade Una de Contagem, o evento de carros antigos em homenagem ao Dia Nacional e ao Dia Municipal do Fusca, realizado pelo Encontro Aircooled. 

Em Contagem foi aprovada uma lei, de autoria do vereador Ronaldo Babão, que prevê a comemoração do Dia do Fusca, no dia 20 de janeiro, juntamente com o Dia Nacional do Fusca. A nova lei foi sancionada no dia 3 de agosto de 2022.


O vereador disse que muitos chegaram a solicitar o cancelamento do evento, por causa da previsão climática que apontava chuvas isoladas e constantes. Chuvas de verão têm sido severas em todo Estado de Minas.

“Disse a todos que tinha fé e que não iria chover durante o evento. Tínhamos assumido vários compromissos e seria complicado cancelar. Pessoas investiram para trabalhar na festa e acertamos ao não cancelar. São Pedro ajudou muito e a festa foi excelente, sem chuva. Ter Fusca é fazer amigos”, disse Ronaldo Babão. 

O evento gratuito e colaborativo atrai famílias inteiras que fazem churrasco e se confraternizam A festa contou com a participação de vários clubes de carros antigos e com a apresentação do DJ Caique Oliveira e do Xande e Banda.


História do Fusca

A história do Fusca é longa e começou em 1934, na Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial. Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis Porsche, foi escolhido por Adolf Hitler, para desenvolver um carro compacto e econômico para o povo alemão. Poucos imaginavam que o Sedan Volkswagen se tornaria um clássico atemporal. O design clássico arredondado e o motor boxer, rodou o mundo inteiro com inúmeros nomes.

No Brasil, a pronúncia da sigla VW, de Volkswagen, o "fauvê", em alemão, era pronunciado como "fulque" ou "fulca", logo, virou Fusca, nome que lhe rendeu popularidade no país. O Fusca ainda teve alguns apelidos afáveis no Brasil. Baratinha, Bolinha, Fafá, em alusão a cantora Fafá de Belém, Fuscão e Itamar, nome do presidente que tentou resgatar a fabricação do modelo.

Em agosto de 1993, o então presidente Itamar Franco, re-inaugurou a linha de montagem do Fusca na fábrica da VW , em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Foi produzido e logo apelidado “Fusca Itamar”, um modelo básico com motor 1600 cc a álcool que produzia 58,7 cavalos.


O sonho de Itamar e de milhões de amantes do modelo icônico durou três anos. A  linha de produção do Fusca produziu o último exemplar do modelo, em 30 de agosto de 1996, encerrando oficialmente a carreira fabril do carro mais popular do planeta.

O Dia Mundial do Fusca é celebrado no dia 22 de junho, isso por que em 22 de junho de 1934, o projetista Ferdinand Porsche, fundador da marca de automóveis Porsche, assinou com o governo alemão o contrato para o desenvolvimento e fabricação do Volkswagen sedan. 

No Brasil, a Volkswagen oficializou em 1959, o dia 20 de janeiro, como Dia Nacional do Fusca. É a data do início da produção do modelo na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br