Data de publicação: 27-01-2023 19:41:00 - Última alteração: 31-01-2023 21:38:17

Secretaria de Saúde promove testagem de hanseníase, em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

Na próxima segunda (30) e terça-feira (31), a Secretaria de Saúde de Contagem vai realizar testagens de hanseníase para diagnosticar a população, fazer esclarecimentos sobre a doença e combater preconceitos sobre a doença. 

A testagem prevê avaliações clínicas da pele e testes de sensibilidade em dez pontos estratégicos do município. Se necessário, o usuário será encaminhado para realização de exame laboratorial (baciloscopia) ou avaliação com especialista. 

A iniciativa está dentro do “Janeiro Roxo”, que promove ações significativas de prevenção contra a hanseníase.  Para realizar a avaliação clínica, basta a população comparecer aos locais credenciados, portando documento de identificação com foto e Cartão Nacional de Saúde. 

A população pode realizar a avaliação, principalmente, os usuários que tiverem contato com casos positivos da doença. Os testes serão por demanda espontânea e não há necessidade de agendamento prévio.  

Segundo o médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, as doenças negligenciadas atingem a parcela mais pobre da população, geralmente, no hemisfério Sul, onde a pobreza é determinante para as doenças. “Infelizmente há pouco tratamento disponível e pouco interesse da indústria farmacêutica”, disse. 

As dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem com hanseníase são o preconceito e o estigma. A transmissão se dá apenas de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra, após contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante muitos anos, as pessoas com hanseníase foram isoladas do convívio com a sociedade e levadas para viver em colônias. 

Hanseníase  

A hanseníase é uma doença de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge pessoas de ambos os sexos, em qualquer idade. A sua transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença.  

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição do mundo entre os países que registram casos novos. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um grave problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória.  

O tratamento é realizado com a associação de três antimicrobianos. Além das medicações serem seguras e eficazes, para a cura ser obtida é necessário que o cuidado seja feito da forma correta. A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença, variando de seis a doze meses. Importante ressaltar que ainda no início do tratamento a doença deixa de ser transmitida.  

O SUS Contagem disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs de referência e Centro de Atenção Especializada Iria Diniz, não sendo necessária internação.  

Cronograma de testagem:   

Segunda-feira (30):

CAE Iria Diniz - 13h às 17h.  
Avenida João César de Oliveira, 3620 - Eldorado.   

Terça-feira (31):

Distrito Eldorado 

UBS Novo Eldorado - 8h às 17h.  
Rua Rua Tubira, 173 - Santa Cruz

Distrito Industrial  
UBS Vila São Paulo - 8h às 17h.  
Rua Alexandre Herculano, 35 - Vila São Paulo. 
 
Distrito Nacional  
UBS Nacional - 8h às 17h.  
Rua Benjamin Constant, 701 - Nacional. 

Distrito Petrolândia 
UBS Campo Alto - 8h às 17h.  
Avenida B, 1012 - Campo Alto. 
 
Distrito Ressaca  
UBS Arpoador - 8h às 17h.  
Rua Mariana, S/N - Arpoador.  
 
CAE Ressaca - 07h às 10h. 
Rua Rodrigues da Cunha, 480 - São Joaquim.  

Distrito Riacho 
UBS Riacho - 8h às 17h.  
Avenida Rio Negro, 95 - Riacho das Pedras. 

Distrito Sede  
UBS Praia - 8h às 17h.  
Rua do Registro, 1676 - Praia. 
 
Distrito Vargem  
UBS Retiro - 8h às 17h.  
Avenida dos Imigrantes, S/N - Retiro.  
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br