A sensação pode ser de déjà vu, mas é natural. O rádio teve o fim anunciado depois que a TV surgiu. O jornal impresso até hoje vive a iminência de uma morte, preconizada pela rápida propagação da internet. Chegou a vez de questionar a sobrevida dos blogs (e da blogosfera), agora que outros recursos, como o Twitter, conquistam cada vez mais adeptos.
Alguns blogueiros opinam. A publicitária Cristiana Guerra acredita que as novas ferramentas são complementares e tendem a estreitar o relacionamento dos usuários com a internet: “blogs ainda têm um longo caminho pela frente”. O jornalista Pedro Doria concorda e afirma que eles “conviverão com tudo o que for novo na web”.
Já Paul Boutin, do New York Times, declara, no site da revista Wired, que a blogosfera se profissionalizou tanto que há pouquíssimas chances de um blogueiro independente destacar-se nesse cenário.
Especialista em mídias digitais da PUC-RS, Ana Brambilla conclui, em seu blog: “o resultado dessa história só veremos daqui a um tempo. Por enquanto, observações de perto”.
Por: Iêva Tatiana