Data de publicação: 19-02-2023 23:57:00 - Última alteração: 22-02-2023 10:43:48

Bloco Maria Baderna sai no Carnaval de Contagem e BH

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues
 

No sábado (18), o Bloco Maria Baderna saiu em cortejo pela avenida João César de Oliveira. Nesta segunda-feira (20), o Baderna se apresentou na Passarela do Samba, em Contagem e na terça-feira (21), desfila no bairro Santa Tereza, em BH.

A programação é extensa no Carnaval Oficial de Contagem, realizado na Passarela do Samba, próximo ao Hospital Municipal, no bairro Cinco. Sempre de 10 às 16h, o evento é gratuito, para toda a família e também para os pets. Tem playground, barraquinhas de comidas e bebidas, e na parte da tarde tem locais com sombras, um conforto a mais para os foliões.

O Bloco Maria Baderna mostra para a população que a cidade de Contagem também tem Carnaval. Formado por artistas de vários segmentos, o bloco nasceu com o propósito de lutar pela cultura e por políticas públicas capazes de melhorar a vida das pessoas.

Cantando sucessos de Carnaval e canções autorais, algumas composições de protestos, a trupe Bloco Maria Baderna, que passa por renovação, continua se apresentando e agradando os foliões de Contagem e da capital.

Nos últimos Carnavais, antes da pandemia, o bloco também desfilou na praça Duque de Caxias, em BH, e arrastou uma multidão. Esse ano não deve ser diferente. O cortejo do Baderna será na terça-feira (21), com concentração a partir das 13h, na rua  Angelo Rabelo esquina rua Mármore, bairro Santa Tereza, em BH.


História

O Bloco Maria Baderna foi criado em 2013, após um grupo de artistas de Contagem criticar o governo municipal pela falta de investimentos na cultura local.

Os investimentos não aconteceram e os artistas foram chamados de “baderneiros”, expressão originada da palavra "baderna", com o sentido de arruaça. Palavra criada pelos ditadores autoritaristas que dominaram o Brasil a partir da década de 1960.

Após pesquisas, descobriu-se que uma dançarina italiana de nome Marietta, nascida em Castel San Giovanni, em 1828, esteve no Rio de Janeiro em meados do século XIX e fez muito sucesso.

Chamada pelos brasileiros de Maria, a bailarina se encantou pelos palcos brasileiros e atraiu fanáticos admiradores. Fãs que gostavam de confusões e brigas de rua. A cada tumulto que acontecia, diziam que haviam sido provocados pelo pessoal da Baderna, os baderneiros de sempre.

Daí a origem do nome Maria Baderna, que inspirou e deu nome ao bloco de Carnaval de Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br