Data de publicação: 22-02-2023 19:35:00 - Última alteração: 02-03-2023 21:49:08

Queda de helicóptero em Contagem deixa dois feridos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: CBMMG/Divulgação

As investigações continuam para apurar as causas da queda do helicóptero que vitimou instrutor e aluno durante voo de treinamento no último domingo (19), no bairro Kennedy, em Contagem. O local da queda da aeronave fica bem próximo ao heliponto da Escola de Pilotagem EFAI.

A aeronave Schweizer H269 - PR caiu entre algumas árvores, dentro de um terreno próximo a Escola de Pilotagem EFAI. A escola disse em nota, que ainda não sabe as causas do acidente, mas que as investigações vão esclarecer o que ocorreu para causar a queda da aeronave.


Aeronave do mesmo modelo da acidentada

Segundo informações do Corpo de Bombeiros - CBMMG, testemunhas disseram que antes de cair o helicóptero perdeu potência. Instrutor e aluno que estavam na aeronave, tiveram ferimentos leves, foram retirados conscientes do helicóptero e socorridos. 

Diante das imagens dos destroços do helicóptero é possível constatar a gravidade do acidente e a sorte que tiveram o Instrutor de Voo Geraldo Gonçalves Teixeira e o aluno Daniel Lucas Lyra Ramos, que saíram ilesos do grave acidente.

A aeronave caiu por volta das 9h40, entre árvores, dentro do terreno da central de distribuição de uma rede de supermercados. Segundo a EFAI, o helicóptero sofreu danos graves, mas conseguiu preservar a vida dos ocupantes.


Aeronaves do mesmo modelo da acidentada

NOTA OFICIAL DA EFAI

Ocorrência: ACIDENTE
Aeronave: SCHWEIZER H269 - PR-EFA
Data: 19/02/2023

A EFAI – Escola de Aviação Civil Ltda vem a público informar sobre o acidente ocorrido na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2023, com um helicóptero de Instrução Aérea da Empresa.

Durante uma atividade de instrução de voo, o helicóptero de matrícula PR-EFA sofreu um acidente logo após a sua decolagem da localidade SNHN, por problema ainda não identificado e que será fruto de investigação pelo órgão competente.

A aeronave sofreu danos graves, contudo, a integridade física dos ocupantes, o Instrutor de Voo, Geraldo Gonçalves Teixeira e o aluno Daniel Lucas Lyra Ramos, foi preservada, tendo os dois saído ilesos do ocorrido.

A EFAI está prestando a assistência necessária aos envolvidos e todos os meios já foram acionados. A segurança dos nossos alunos é sempre a nossa prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os protocolos de segurança sejam rigorosamente seguidos.

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III foi informado e está preparando uma equipe para se deslocar do Rio de Janeiro (sua sede) para Contagem com o objetivo de realizar a ação inicial no local do acidente, atividade que deverá ocorrer ainda hoje. 

Em conjunto com a Polícia e o Corpo de Bombeiros da região, a EFAI providenciou a guarda do local como forma de preservar indícios que certamente irão auxiliar na investigação.

A aeronave está com seu certificado de aeronavegabilidade válido e estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições do momento do acidente. Os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos.

Por fim, reiteramos que a EFAI é um Centro de Instrução de Aviação Civil comprometido com a formação de pilotos de helicópteros e com a excelência em todas áreas de atuação. Seguiremos atuando com seriedade, transparência e responsabilidade, mantendo sempre o nosso compromisso com a segurança e com a formação de profissionais competentes e comprometidos.


Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br