Data de publicação: 17-03-2023 21:28:00 - Última alteração: 27-03-2023 16:44:53

Metroviários decidem encerrar greve e trens voltam a circular

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação/CBTU

Após assembleia realizada nesta sexta-feira (17), metroviários anunciaram o fim da greve e a retomada do serviço a partir da 0h da próxima segunda-feira (20). Foram 56 votos para encerrar a greve, 44 para continuar e quatro abstenções. A greve que acontecia desde o dia 14 de fevereiro.

Segundo o Sindimetro, a categoria vai esperar até 24 de março, uma resposta do Governo Federal sobre o pedido de adiamento da assinatura do contrato de concessão do metrô e a proposta para preservar os empregos dos trabalhadores concursados. 

Na sexta-feira (24), outra assembleia vai acontecer para discutir o futuro dos trabalhadores.

Governo Zema

O Governo de Minas trabalha para que o Metrô de BH seja concedido à iniciativa privada, um leilão já foi realizado e a empresa vencedora do certame deverá construir nova linha e 8 estações.

O contrato de compra e venda assinado pela empresa proíbe a demissão sem justa causa dos trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Minas pelo período de 12 meses. Mas os metroviários temem demissões após o período.

Reunião em Brasília

Nesta quinta-feira (16), uma audiência de mediação aconteceu em Brasília, no Ministério Público do Trabalho (MPT). Mas, de acordo com o Sindmetro, o Ministério das Cidades e a Casa Civil, não apresentaram nenhuma proposta, quiseram somente ouvir a categoria.

Segundo o sindicato, houve o adiamento da assinatura do contrato, devido a pendências junto ao BNDES, a Comporte está fazendo reuniões, alterando a estrutura gerencial das áreas e convidando membros da categoria para trabalharem na empresa. O Sindmetro denuncia assédio moral e a gestão irregular indireta da CBTU-MG.

“Seguiremos mobilizados aguardando propostas do Governo Federal. Sabemos que a Casa Civil tem interesse em assinar o contrato de concessão da CBTU-MG o quanto antes, mas o Sindimetro-MG continuará cobrando do governo que se espere até que a situação dos trabalhadores e trabalhadoras seja resolvida”, disse a nota do sindicato.


Foto: VPE - Kadu Gomes
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br