Data de publicação: 03-05-2023 15:05:00 - Última alteração: 03-05-2023 15:36:54

Missa do Trabalhador volta a ser presencial em Contagem

B&D Contabilidade

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador e de São José Operário, fiéis ocuparam todas as cadeiras disponibilizadas na 47ª Missa do Trabalhador, que, esse ano, foi celebrada e presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos.

A missa acontece tradicionalmente no quarteirão fechado da Av. Dr. Antônio Chagas Diniz, próximo a praça Antônio mourão Guimarães, vulgarmente conhecida como praça da Cemig,

Os fiéis retornaram ao local, três anos depois do surgimento da pandemia do covid 19, em 2020. A missa foi concelebrada pelos padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida - Rensa e na homilia, dom Nivaldo saudou a todos, agradeceu a presença dos religiosos e das comunidades de fé da Rensa.

“Agradeço em especial, os representantes das pastorais sociais que se dedicam no trabalho de garantir direitos e melhores condições de vida para os pobres. Como disse o Papa Francisco: Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar”. 


Dom Nivaldo falou por quase uma hora. Ele comparou os líderes religiosos, lideres comunitários, empresários e outros profissionais de liderança com os pastores e as demais pessoas com as ovelhas para ressaltar a responsabilidade dos pastores com as ovelhas. 

O Bispo condenou o trabalho escravo moderno causado pelos efeitos negativos da uberização, serviços de entregas por aplicativos que não dão as mínimas condições de trabalho, nem segurança e ainda condicionam os ganhos na quantidade de entregas. 

No final, Dom Nivaldo abençoou as carteiras de trabalho, chaves e outros objetos utilizados no trabalho. 



Protesto

Ativistas do Movimento Lambuzados e de diversos coletivos de luta pela preservação ambiental fizeram um ato para lembrar das vítimas das cidades de Mariana e Brumadinho, que morreram ou foram impactadas pelos rompimentos das barragens e contra a  mineração na Serra do Curral e a especulação imobiliária. 

O Ato Performático em defesa das serras, matas e rios de Minas foi encenado por voluntários liderados pelo professor, ambientalista e artista plástico, Severino Iabá.


Professor Serverino Iabá e a professora Adriana Souza

Os ativistas se apresentaram com os corpos e roupas cobertos de lama da mineração e carregaram estandartes de protestos em defesa da natureza. 

Desta vez a, Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho - Avabrum, forneceu um banners com as fotos de todas as vítimas do crime socioambiental causado pela empresa Vale e os Lambuzados incluíram as imagens das “jóias” no protesto do Dia do Trabalhador.



O Sindicato dos Metalúrgicos, categoria que vez história ao iniciar a primeira greve durante a ditadura militar, também protestou neste 1º de Maio. Outra categoria que protestou foi a dos trabalhadores da saúde que lutam pelo elgítimo direito de receber o piso salarial, até então ignorado pelos governos de Minas e de Contagem.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br