Data de publicação: 10-05-2023 18:18:00 - Última alteração: 12-05-2023 19:30:59

Maio Amarelo com conscientização das crianças em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Para celebrar o Movimento Maio Amarelo que completa 10 anos com o lema “No trânsito, escolha a vida”, o projeto de educação "Viva a Via" vai utilizar o teatro para impulsionar a formação de futuros pedestres e motoristas mais conscientes, responsáveis e seguros.

O "Viva a Via" fará diversas atividades teatrais para pessoas de todas as faixas etárias, durante o mês de maio em Contagem. Mas o foco principal é a educação e a conscientização de crianças em fase inicial de formação escolar. Todas as ações são gratuitas e com acessibilidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, acidentes de trânsito são os que mais tiram a vida de crianças até 14 anos, no Brasil, enquanto elas andam a pé, de bicicleta ou são passageiras em veículos. 

Dentro deste contexto, o "Viva a Via" surgiu como uma proposta de intervenção firmada na mobilização social da população para a formação de cidadãos mais responsáveis e zelosos. 

Por meio do teatro, o "Viva a Via" conscientiza sobre a importância da preservação da vida, do senso de grupo, empatia, preocupação com bem-estar, meio ambiente e segurança de todos os envolvidos no trânsito. O objetivo é atingir cerca de 500 pessoas por ação, cerca de 14.000 pessoas impactadas.

O "Viva a Via", será desenvolvido em duas etapas:

Até 24 de maio, blitz teatrais e educativas acontecerão em diversos pontos da cidade, visando a sensibilização e educação de motoristas e pedestres para redução de acidentes na malha viária.

De 25 a 31 de maio, de 8 às 17h, será realizado um evento gratuito, na praça Tancredo Neves, em frente a sede da prefeitura, com a duração de 7 dias e com a participação de alunos da rede pública de ensino de Contagem. 

No sábado (26) e no domingo (27), de 9 às 17h, também na praça Tancredo Neves, o evento será aberto ao público em geral e a programação inclui apresentações teatrais, espaços interativos, transitolândia e oficinas de arte que estimulam a criatividade e a interdisciplinaridade permitindo o contato, a interação e a participação das crianças. 

Maio Amarelo

O movimento surgiu em 2014, para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela faz referência ao sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente, nos semáforos. Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que tem como lema “No trânsito, escolha a vida”.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br