Data de publicação: 16-05-2023 15:41:00 - Última alteração: 16-05-2023 15:48:01

Procon Câmara Municipal de Contagem ganhará nova sede

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Foto: Divulgação/CMC

Na quarta-feira (24), a unidade do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon, instalada há um ano, dentro da Câmara Municipal, será fechada. Mas na segunda-feira (29), às 9h, será inaugurada a nova estrutura, ao lado da Casa Legislativa.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal de Contagem, em um ano de funcionamento, a unidade do Procon contabilizou mais de 2.500 atendimentos aos consumidores da cidade. Mais de 90% dos casos foram resolvidos já no contato preliminar entre o cidadão e a equipe do Procon.

De acordo com a coordenadora do Procon Contagem, Rariucha Braga, o Procon Câmara vai retornar com um atendimento mais qualificado. 

“Em um ano, dobramos a capacidade, diante da grande demanda reprimida no município. Atualmente, conseguimos fazer 300 atendimentos por mês e ajudar os consumidores a resolver as demandas de forma mais rápida”, disse.

Já o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi (SD), lembrou que a instalação da unidade do Procon na sede do Legislativo aproximou a população da Câmara. 

“Oferecer serviços capazes de facilitar a vida do cidadão e ajudar os consumidores a resolver as demandas rapidamente no mesmo lugar. Os atendimentos serão ainda melhores com a inauguração da nova estrutura ", frisou o presidente.

Balanço de um ano

O Procon Unidade Câmara foi criado em fevereiro de 2022, por meio da Lei Complementar 312/2021, de autoria da Mesa Diretora da Casa. Desde então, a unidade do Procon realizou 2.454 atendimentos, até o dia 09 de maio deste ano.

Reclamações relacionadas a assuntos financeiros, empréstimos consignados não autorizados por idosos e cobranças abusivas de cartão de crédito, somam cerca de 50% das demandas e ficam em primeiro lugar no ranking das reclamações.

Em segundo lugar no ranking das reclamações, estão os serviços essenciais como água (Copasa) e energia elétrica (Cemig), com 27% das reclamações. 

Os serviços privados somam 12% das reclamações, principalmente às empresas de telefonia. Em seguidas vem as compras e falta de garantias de produtos que somam 10%.


Procon Câmara funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. 

Para o atendimento, o consumidor deve realizar o agendamento prévio no site da Câmara www.cmc.mg.gov.br/procon  ou pelo telefone (31) 3359-9225.

No horário marcado, o cidadão deve comparecer com os documentos solicitados, no endereço rua Vereador Expedito Gomes Ferreira, Praça São Gonçalo, 18, Sede – Contagem.
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