Data de publicação: 31-05-2023 19:39:00 - Última alteração: 05-06-2023 01:11:12

6° Abraço à Serra do Curral luta pela preservação e tombamento integral

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: CBH Rio das Velhas

Movimentos ambientais, sociedade civil, intelectuais, ambientalistas, organizações sindicais, partidos políticos e parlamentares que lutam para preservar e tombar integralmente a Serra do Curral, vão realizar no domingo (4), a partir das 9 horas, a caminhada até o Pico Belo Horizonte, saindo do Parque das Mangabeiras.

O ato político sócio ambiental acontece desde 2017. A Serra do Curral é um patrimônio nacional e faz parte da Serra do Espinhaço, que por sua vez é Reserva da Biosfera da Unesco. 

Além da ligação centenária com os moradores da cidade de Belo Horizonte, a Serra do Curral abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora – Cerrado e Mata Atlântica – e numerosos mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Na Serra do Curral nascem o Ribeirão Arrudas, os córregos do Clemente, Capão da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra.

A serra continua ameaçada pela Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) e pela mineração Gute continuam, segundo os organizadores do ato. As empresas continuam na atividade de exploração de minério de forma criminosa, desafiando a justiça, o poder municipal e a sociedade belo-horizontina.


Para evitar a destruição da serra todos estão convidados para participarem desta importante luta política e ambiental em defesa da Serra do Curral. 

O evento é para toda família e amigos. Será um domingo de atividade política, cultural ambiental e caminhada pela região. Aconselhável roupas, calçados adequados e energia para defender a Serra do Curral.

O abraço

A concentração para a subida ao Pico Belo Horizonte, ponto mais alto da capital, será no Parque das Mangabeiras, na Praça das Águas, a partir das 8:30h. Às 10h será realizada uma caminhada até o Pico Belo Horizonte. O abraço está previsto para acontecer às 11h, seguido de um ato político. 

Também será realizada uma performance do Boi Rosado Ambiental, atividades dos povos indígenas e outras atividades culturais.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br