Data de publicação: 13-06-2023 17:19:00 - Última alteração: 13-06-2023 20:22:47

Pontos turísticos de Contagem com visitação gratuita

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação/ PMC

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, atual Museu Histórico de Contagem, o Centro Cultural, a Biblioteca Pública, a Casa de Cacos e o casarão do Parque Gentil Diniz, são construções históricas da cidade que podem ser visitadas durante toda a semana.

Os espaços carregados de histórias daqueles que já passaram pelo município podem ser explorados por adultos, crianças e jovens interessados em conhecer melhor o que foi preservado. 

Somente as escolas precisam agendar visitas previamente pela internet, acessando o link https://contagem.mg.gov.br/visitacao-escolar. Por meio do link, as escolas de Contagem podem agendar até quatro visitas de uma vez.

Segundo a diretora de Patrimônio de Contagem, Aniele Sousa, é importante que as crianças e jovens  conheçam a história da cidade, os personagens e os lugares. “Contagem é uma cidade que possui muitas curiosidades, a começar por seus museus, praças, casas e outros pontos turisticos”, destacou.

Casa de Cacos

Comprada pela Prefeitura de Contagem em 1991, a Casa foi incorporada como patrimônio municipal. Mas a história da casa começou na década de 1960, quando o geólogo Carlos Luís de Almeida, conhecido como “Seu Carlos”, iniciou a “montagem” do local com alguns cacos. 

Duas décadas depois, a casa se transformou em um verdadeiro mosaico, com cacos de diversas partes do mundo. “Seu Carlos” faleceu em 1989, e somente agora a casa foi restaurada e aberta a visitação pública.

A reinauguração aconteceu na semana do aniversário de Contagem, em 2022 e, desde então, a casa tem sido muito visitada por curiosos, moradores, turistas e estudantes. A Casa de Cacos fica na rua Inês Glansman de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro, em Contagem, e funciona de terça a sábado, das 9h às 17h e, domingo, das 9h às 13h.


Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

O atual Museu Histórico de Contagem é uma edificação do século XVIII, tombado como patrimônio público, em 2007, foi reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como museu histórico da cidade. 

Restaurada e reinaugurada em 2021, se tornou um dos locais que sempre recebe exposições e eventos. A casa que armazena importantes documentos sobre o município está localizada na praça Vereador Josias Belém, 01, na Sede do município e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Centro Cultural - Casas Amarela, Azul e Rosa

O Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho é um conjunto arquitetônico formado por casarões de tipologia colonial do século XIX e XX. Restaurados em 1998 e tombados, atualmente, é um dos principais espaços dedicados à arte e à cultura no município.

Composto pelas casas Amarela, Azul e Rosa, é, atualmente, um local de apoio aos jovens talentos promovendo cursos, oficinas e exposições que possibilitam o acesso às várias formas de arte. O Centro Cultural está localizado na rua Dr. Cassiano, 120, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Casarão do Parque Gentil Diniz

Construída em meados do século XIX,  o casarão é um exemplar típico das construções rurais mineiras dos séculos XVIII e XIX, edificada com estrutura original da época (autônoma, de madeira, com paredes de pau-a-pique).

A casa é simples, possui cômodos pequenos, com piso em madeira. No quarto, um banheiro foi adaptado na década de 50 do século XX, onde ainda se encontra uma banheira em ágata. 

Já a cozinha tem o piso atijolado, um fogão a lenha e uma pequena despensa, onde eram acondicionados os alimentos. A casa conserva a história, as características arquitetônicas do século XIX e mostra um pouco do modo de vida daqueles que já viviam na região.

Em setembro de 1989, o espaço foi declarado como de utilidade pública e destinado para a função de parque botânico ou sítio ecológico para lazer e cultura. Após ser revitalizado, se tornou acessível e confortável para pessoas de todas as idades, e passou a abrigar exposições e manifestações culturais periódicas. 

Para visitá-lo não há necessidade de agendamento, a não ser se o grupo for acima de 20 pessoas. Neste caso, é necessário agendar pelo link https://contagem.mg.gov.br/parques-contagem/.

O casarão está localizado na rua Maria do Carmo Diniz, 141, bairro Nossa Senhora do Carmo. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Mais informações ou dúvidas, às terças e quintas-feiras, os contatos podem ser feitos por meio do telefone 31 3352-5323 (Patrícia).
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br