Data de publicação: 29-06-2023 17:10:00 - Última alteração: 29-06-2023 17:12:09

Servidores da saúde de Contagem decidem pela paralisação de 48 horas

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram uma assembleia geral deliberativa nesta quarta-feira (28), em frente à sede da prefeitura. Foi votada e aprovada uma paralisação de advertência nos dias 4 e 5 de julho.

Os profissionais da saúde presentes na manifestação, a maioria, mulheres, deixaram os postos de trabalho e ocuparam as escadarias do prédio da Prefeitura de Contagem. Com cartazes e faixas, os trabalhadores escutaram as orientações da diretora jurídica do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (SindSaúde Contagem), Rafaelle Carvalho e do representante do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (Seemg/MG), Anderson Rodrigues.


Os servidores cobram a valorização financeira prometida pelo governo municipal, que assumiu a administração durante a pandemia. Na época, por força de lei, os reajustes salariais não eram possíveis, mas a prefeita Marília Campos prometeu melhorar os salários dos trabalhadores da saúde, assim que possível. 

Atualmente, segundo o governo, a justificativa é a falta de recursos. Mas a diretora jurídica do SindSaúde Contagem, Rafaelle Carvalho, justificou que a paralisação de 24 horas aconteceu por causa da falta de diálogo com a categoria, que foi chamada de “heróis” durante a pandemia. 

“Até hoje as nossas reivindicações de maio, a data base da categoria, não foram atendidas.  Deram 5,79% como recomposição das perdas inflacionárias, sem qualquer diálogo, sendo que a nossa reivindicação era de 17%. As unidades de urgência e emergência estão funcionando com 50% do pessoal para garantir a assistência à população”, disse.


Já o representante do Seemg/MG, Anderson Rodrigues, disse que compreende que a verba para pagar o piso salarial da enfermagem ainda não enviada pelo Ministério da Saúde, “mas a prefeitura tem recursos em caixa e poderia antecipar esse repasse para os trabalhadores que arriscam e muitos perderam a vida durante a pandemia. É preciso ter consideração, respeito e valorização pela categoria”, disse.

Reivindicações:

- Piso Nacional da Enfermagem; 
- Reajuste Vale Alimentação; 
- Vale Alimentação para os trabalhadores da Urgência; 
- Reajuste Salarial dos Oficiais de Administração e Trabalhadores da Saúde que se enquadram na Lei 2102 ; 
- Incentivo Adicional(ACE e ACS); 
- Readequação Salarial dos Técnicos de RX; 
- Pagamento e Revisão do Adicional de Insalubridade; 
- Revisão das Gratificações; 
- Redução da Carga Horária dos Motoristas; 
- Adequação da Carga Horária dos Auxiliares de  Saúde Bucal.

No final da assembleia, foram apresentadas várias propostas: Paralisação de uma semana, de um dia por semana, de 48 horas e de 72 horas. A maioria aprovou a paralisação de 48 horas, nos dias 4 e 5 de julho.


Em nota, a Prefeitura de Contagem se posicionou

A Prefeitura de Contagem informa que foi notificada pelo SindSaúde paralisação de 24 horas, nesta quarta-feira (28/6), e pelo Sindicato dos Enfermeiros de MG paralisação de 24 horas, no dia 29 de junho.

A Prefeitura aguarda as decisões do STF sobre o piso salarial da enfermagem e a forma de custeio por parte do Ministério da Saúde. 
Em relação ao reajuste do piso salarial dos servidores, foi concedido 5,79% de recomposição das perdas inflacionárias referentes a 2022, retroativo a 1° de maio de 2023. 

A recomposição salarial de diversas categorias profissionais da Saúde já foi feita em 2022, equiparando aos valores de mercado e região metropolitana.

A administração continua em diálogo aberto com relação ao plano de cargos e salários sempre tendo em vista a Lei de Responsabilidade Fiscal e os limites orçamentários do município para que não haja prejuízos aos serviços prestados à população de Contagem.

Hoje, houve a paralisação parcial de algumas salas de vacina devido à participação da enfermagem. Esperamos que o atendimento seja normalizado após paralisação com o retorno dos profissionais às unidades.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br