Data de publicação: 30-06-2023 16:59:00 - Última alteração: 30-06-2023 17:06:55

Filmes produzidos em Contagem participam da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Mônica Alves/PMC

A Mostra de Cinema de Ouro Preto, a CineOP, aconteceu entre os dias 21 e 26 de junho, apresentou uma série de produções na praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções. Os filmes “A ficha caiu” e “O Recomeço”, produções de Contagem foram exibidos no festival internacional de cinema.

A professora de história da E.M. Vasco Pinto da Fonseca e coordenadora da produção “O Recomeço”, Heloísa Caputo, afirmou que o 18ª CineOP foi muito importante para que o projeto de educação e cinema realizado em Contagem alcançasse reconhecimento e maior visibilidade.

“Ter um filme produzido por estudantes selecionado para a 18ª CineOP, é uma alegria imensa e uma experiência muito gratificante. Tudo isso é resultado de um trabalho que começou anos atrás, com o projeto MIMO - Memória, Imagem e Movimento, que contou com uma grande parceria junto ao professor Márcio Januário Pereira", ressaltou. 

Ainda segundo Heloísa, o trabalho da educação em parceria com o cinema potencializa a participação dos estudantes de forma criativa e colaborativa. 


“O filme “O Recomeço” foi produzido em 2022 por um grupo formado por Uanda Giorgini Lima Costa, Isadora Almeida Silva e Anna Clara de Souza, todas estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II. A produção traz reconhecimento e visibilidade ao trabalho de jovens cineastas de Contagem, que vem sendo reconhecida como uma cidade promissora na criação e produção audiovisual”, enfatizou.

A estudante e cineasta, Uanda Giorgini Lima,  contou que a experiência foi fantástica e que propiciou também conhecer a Ouro Preto. 

“Assistir outras produções, conversar com as pessoas e ver que tem muita gente interessada em cinema, me motivou ainda mais para continuar produzindo outros curtas. Foi muito bom assistir algo que produzimos em tela grande”, disse.

Uma das responsáveis pelo filme “A ficha caiu”, Rodneia Nogueira Duarte, disse que frequenta o CineOP desde a 9ª edição e que foi ótimo participar com uma produção de Contagem. 

“Como a mostra é internacional, pudemos acompanhar filmes de outros países e de outros Estados brasileiros. Pudemos conversar sobre esse universo de produção e também apresentar um curta em meio a outros projetos também muito bons”, disse. 


Segundo o secretário Municipal de Cultura de Contagem, Ramon Santos, que esteve presente no CineOP para ver os filmes de Contagem, disse que é uma mostra importante em vários aspectos. 

”É muito bom ver jovens se envolvendo com a produção junto com professores, todos interessados na arte, na cultura e desenvolvendo um produto que foi visto por pessoas do Brasil e do exterior”, ressaltou.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br