Data de publicação: 03-07-2023 17:45:00 - Última alteração: 03-07-2023 17:53:16

Bem estar animal ganha destaque na política

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O Partido dos Trabalhadores realizou uma reunião com militantes e protetores dos animais para criar o Setorial de Bem Estar Animal do PT Contagem, para discutir e encontrar soluções para melhor cuidar e proteger os animais domésticos e silvestres que habitam a cidade. O encontro foi na segunda-feira (26/06), na sede do PT, no bairro Eldorado.

A secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Mesquita, esteve presente e confirmou a importância de se criar mais um grupo para cuidar do nosso meio ambiente cuidando bem dos nossos animais.

O economista e especialista em direitos sociais, José Prata Araújo, marido da prefeita Marília Campos, também esteve presente. Ele aproveitou para fazer uma panorâmica da atual administração municipal.

“Marília é bem conceituada em praticamente todas regiões da cidade e em todas as áreas. Além de administrar bem, ela é uma ótima estrategista política. Mas poucos reconhecem a qualidade de ser estrategista política por se tratar de uma mulher, se fosse um prefeito homem, seria elogiado por essa qualidade”.

Com relação ao bem estar animal, Prata sugeriu que fosse criada uma grande associação para abraçar todas as ONGs e protetores da cidade, e assim, unir forças juntamente com o poder público local.


Foi a professora aposentada da UFMG e protetora animal atuante, Maria Antonieta Pereira, quem provocou a criação do Setorial de Bem Estar Animal do PT Contagem. Antonieta já resgatou inúmeros animais e atualmente cuida de dezenas de cães e gatos que foram abandonados. Ela sabe muito bem como é difícil resgatar e tratar os bichos vítimas de maus tratos.

“Agradeço a presença de todos e em especial a Adriana Souza que ajudou  a convidar e organizar esse encontro que tem o objetivo de proteger nossos queridos animais”.


A superintendente de Proteção e Bem Estar Animal, Mariana Licéia, falou sobre o serviço de castração realizado na cidade, que tem o objetivo de ajudar no controle populacional de cães e gatos. 

“Me emociona ver que depois de tantos anos como militante da causa animal e agora como gestora pública, os animais estão sendo pauta em nossa cidade. Temos muitos desafios, mas devemos pensar que a saúde única é saber que ao cuidar dos cavalos, o agente também previne a febre maculosa transmitida pelo carrapato estrela encontrado nos cavalos. Cuidar dos cães evita a raiva e cuidar dos gatos evita a esporotricose”, disse.


O diretor de Defesa Animal da Superintendência de Defesa Animal, Gilson Dias, disse que a proteção animal é muito ampla, mas é possível, desde que haja apoio político e união dos protetores.

“Em dois anos fizemos muita coisa, Combea, parcerias, superintendência, castrações e agora o setorial. Eu e Mariana estamos juntos nessa luta e vamos até o fim para melhorar as condições dos animais da cidade. Apoio a ideia de unir os protetores para fortalecer e cobrar do poder público. Precisamos divulgar o que já fizemos porque assim teremos a visibilidade capaz de tocar o coração das pessoas que podem adotar cães e gatos”, ressaltou o diretor.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br