Data de publicação: 10-07-2023 19:26:00 - Última alteração: 10-07-2023 19:32:55

Ciclismo volta a ser destaque no Parque Fernão Dias, em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues e Fábio Silva/PMC

Galeria de fotos 

Galeria de fotos 

O evento "Kmon Ride", realizado no último final de semana no Parque Fernão Dias, atraiu grande público e a participação de cerca de 400 atletas de todo Brasil, nas competições de trail run e mountain bike (MTB). 

De 7 a 9 de julho, de sexta a domingo, ciclistas de todas as idades puderam participar do  evento esportivo inédito na cidade. O “Kmon Ride”, que vale pontuação na Federação Mineira de Ciclismo (FMC), trouxe adrenalina, descontração, aventura e muitos desafios aos competidores amadores e profissionais.


O novo circuito radical do Parque Fernão Dias, que foi construído especialmente para o evento, possui cerca de 8 km de trilhas, com muitos desafios em meio à natureza. A pista exigiu muita garra e energia dos atletas. No total o parque possui uma área aproximada de 27 mil m². 

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), disse que o “Kmon Ride” visa fortalecer os esportes ao ar livre, como o ciclismo e as caminhadas. “É a primeira de muitas competições que ainda acontecerão aqui no parque. Esse evento deixará um legado que é a trilha construída, a qual todos poderão usufruí-la daqui por diante”, concluiu.


O “Kmon Ride” trouxe competições, diversão para as crianças e shows de rock. Na sexta-feira (7/), o poprock e o rock nacional e internacional de Rafael Vegas trouxe, no sábado (8), as bandas “Equipe Rock” e “Mercado Negro” e no domingo (9), as bandas “Matahari” e “Dona Odeteh”. 

Foram montadas áreas de alimentação e bebidas, banheiros químicos, tendas para descanso e massagens corporais e recreação infantil com a "escalada kids". 


Segundo o coordenador do “Kmon Ride”, Fernando Melo, Contagem já tem uma tradição de eventos ligados às bikes. “O novo circuito instalado no Parque Fernão Dias, ficou muito bom e desafiador. Acredito que a pista vai conquistar ainda mais praticantes em toda Região Metropolitana”, afirmou.

Agora o Parque Fernão Dias conta com duas trilhas na natureza com elevações e desafios, para práticas de bike, nas modalidades trail run e mountain bike (MTB), que também podem ser utilizadas para caminhadas ou corridas a pé. O velódromo recém reformado é o único de Minas Gerais e já pode receber corridas de velocidade no futuro próximo.


De acordo com o diretor de Parques, Rafael Mendes,  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem feito melhorias, o que tem atraído mais visitantes, principalmente aos finais de semana. “Além de incentivar a prática de esportes, o parque é um local de lazer e entretenimento aberto a todos", disse.

A   secretária de   Meio   Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão, disse que “o parque tem vocação e pode se tornar um local para grandes competições de bike do cenário nacional".

A prefeitura informou que os alimentos arrecadados nas trocas dos kits serão destinados a instituições da cidade.


História: Quem foi Fernão Dias  que dá nome ao parque

Nascido em 1608, Fernão Dias Pais Leme, conhecido como 'O Caçador de Esmeraldas', foi um bandeirante paulista que fez parte de várias expedições pelo interior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outros estados. Ele buscava metais preciosos e a escravização de indígenas.

Por isso, Fernão, que era descendente dos primeiros imigrantes europeus e donos de grandes fazendas da região de São Vicente, se posicionou a favor da expulsão dos jesuítas, que eram contra a escravidão dos índios. 

Mas depois de ser eleito juiz ordinário, foi responsável por promover a reconciliação entre os bandeirantes e jesuítas.

Certa época, o bandeirante encontrou jazidas que acreditou serem esmeraldas, mas que na verdade eram turmalinas. Em 1691, com a alcunha ou apelido de 'Caçador de Esmeraldas', Fernão Dias morreu sem saber do engano cometido.


Contextualizando 

No caso deste parque de Contagem, que recebeu o nome de Fernão Dias, a história seria inversamente proporcional. Abandonado e largado por quase duas décadas, foi tratado como uma única turmalina de pouco valor. Uma pedra no sapato.

Mas após um olhar mais cuidadoso foi possível ver, que na verdade, são esmeraldas que só precisavam ser lapidadas. O verde da mata, o brilho do sol entre as folhas e o valor da água confirmam sim, são várias esmeraldas, uma em cada cantinho do parque. Todas com valor inestimável. 

Quem não valorizou e abandonou o parque, tende a morrer enganado e esquecido pela história.


Serviço:
 
Parque Fernão Dias

Rua Rio Comprido, 4.655, bairro Cinco, Contagem
Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h
Quadras, espaços para piquenique e tendas de lazer

Resultados do Kmon Ride
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br