Foto: Divulgação/SSA Contagem
Ha cerca de um ano, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA JK, em Contagem, oferece o serviço consultas por video chamada, o teleconsulta para agilizar o atendimento para quem busca a unidade de saúde referencia na região.
De acordo com a gerente da Unidade, Betânia Claudiano, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento da unidade, sem alterar o espaço físico da unidade. “Conseguimos garantir maior agilidade no atendimento, diminuição das filas e modernização dos nossos serviços com essa implementação”, afirmou Betânia.
A teleconsulta
O serviço na UPA JK está acessível para todos os pacientes que procuram atendimento médico. Depois de passar por uma triagem e os classificados com pulseira azul e verde recebem a oferta para o teleatendimento.
Quem desejar, é levado para um espaço reservado, onde tem um computador com acesso à internet para realização da videochamada com os médicos e profissionais de saúde.
A gerente da Unidade explica, que caso o paciente precise ser medicado, é encaminhado para a sala de medicação para ser atendido por profissionais de enfermagem, conforme a prescrição do médico.
“O acompanhamento médico presencial só ocorre caso haja intercorrência após a ministração do medicamento, caso contrário o paciente recebe alta”, explicou a gerente da Unidade, Betânia Claudiano.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esse modelo de teleconsulta tem sido bem recebido pela população local e já realizou mais de 16 mil atendimentos, desde seu lançamento a um ano atrás. Pacientes relatam satisfação com a praticidade e rapidez do atendimento, bem como com a redução do tempo de espera.