Data de publicação: 07-08-2023 17:39:00 - Última alteração: 07-08-2023 17:56:36

Exposição "Deixe-me Ser Eu Mesmo" reflete sobre inclusão e diversidade

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) será palco da exposição "Deixe-me Ser Eu Mesmo", a partir de 16 de agosto. A mostra quer estabelecer paralelos entre a história de Anne Frank e os desafios enfrentados pelos jovens contemporâneos.

A Exposição "Deixe-me Ser Eu Mesmo", iniciativa do Núcleo Anne Frank Minas Gerais em colaboração com o Instituto Plataforma Brasil (IPB), quer conscientizar sobre os riscos do preconceito e da discriminação, enquanto realça a importância da diversidade e a valorização das diferenças.

A exposição "Deixe-me Ser Eu Mesmo" compreende 34 painéis. A primeira parte explora a história de Anne Frank, contextualizando-a com eventos históricos como a ascensão de Hitler, a perseguição aos judeus e a Segunda Guerra Mundial. A segunda parte apresenta imagens e relatos, por meio de texto e vídeo, de jovens contemporâneos sobre como se veem e como são percebidos por estranhos no dia a dia.


A exposição integra o Programa Educativo Frank, um conjunto de atividades desenvolvidas com apoio do Instituto Plataforma Brasil. Além de sensibilizar, o programa engaja jovens participantes em um processo transformador, iniciado com o respeito pelas singularidades e a valorização da diversidade. 

Segundo o Núcleo Anne Frank, apesar das mudanças ao longo dos anos, a discriminação e exclusão que levaram à tragédia de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial, ainda perduram na sociedade atual.

“Em uma época marcada por discussões sobre inclusão e diversidade, mas também por casos de intolerância e preconceito, é crucial revisitar o passado para incitar reflexões no presente e catalisar uma transformação de atitudes para o futuro, sobretudo entre os jovens. A cultura de paz é edificada sobre o respeito à diversidade e à igualdade”.


A exposição é uma oportunidade de conhecer a inspiradora trajetória de Anne Frank e ponderar sobre temas contemporâneos relacionados à inclusão e convivência harmoniosa. Depois das visitas guiadas, ocorrem conversas em grupo sobre temas como identidade e diversidade, utilizando reflexões e histórias de jovens apresentadas durante a exposição.

Desde 2006, o Instituto Plataforma Brasil é o representante oficial da Anne Frank House no Brasil. Ao longo desses anos, realizou 1.730 atividades do Programa Educativo Anne Frank em diversos estados, envolvendo cerca de 700 mil visitantes e capacitando mais de 1.500 jovens monitores na metodologia de educação entre pares.


Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Tornou-se uma das figuras mais discutidas da história após a divulgação póstuma do Diário de Anne Frank, que tornou-se um dos documentos históricos mais significativos da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

Pelo diário pôde-se ter uma noção da agonia que as pessoas enfrentaram enquanto vítimas do antissemitismo nazista. Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929, Frankfurt e faleceu em 1945, em Bergen-Belsen, na Alemanha.

Serviço:

Exposição "Deixe-me Ser Eu Mesmo"

Data: A partir de 16 de agosto
Local: Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) - Av. Afonso Pena, 4001 - Serra - Belo Horizonte/MG
Evento gratuito
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br