Data de publicação: 07-08-2023 18:45:00 - Última alteração: 07-08-2023 18:48:09

Avabrum assume Memorial em Homenagem às Vítimas da Vale, em Brumadinho

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação Avabrum

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (Avabrum), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Vale, firmaram um acordo na sexta-feira (04), que pôs fim a um impasse que se arrastava há meses.

O termo de compromisso firmado garante aos familiares a administração do Memorial erguido em Brumadinho para honrar as vítimas da tragédia-crime. O Memorial foi concebido em 2019, pelos parentes das vítimas com o objetivo de lembrar e homenagear as 272 pessoas que perderam a vida na tragédia e ainda, abrigar elementos encontrados durante as buscas. 

O projeto arquitetônico do renomado Gustavo Penna escolhido e financiado pela Vale, foi construido próximo ao local da tragédia. As obras foram iniciadas em 2021 e a inauguração havia sido marcada para janeiro de 2023, mas não aconteceu.

De acordo com a membro do conselho fiscal da Avabrum, Kenya Paiva Lamounier, a ideia sempre foi que a associação assumisse o controle do espaço para contar a história do crime do nosso ponto de vista. 

“A história é nossa, e o Memorial será a narrativa dos nossos entes queridos. Se a história é nossa, a memória nos pertence. Mas percebemos a intromissão da Vale no local, agindo como se fosse responsável pelo espaço e homenageando os funcionários que ela própria vitimou. Foi quando deixamos claro que essa não era nossa intenção", explicou, 

O Termo de Compromisso mediado pelo MPMG estabelece que uma fundação a ser criada gerenciará o monumento em nome dos familiares das vítimas, enquanto a mineradora será responsável pelo financiamento do espaço.


Fonte: Avabrum
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br