Data de publicação: 12-09-2023 20:52:00 - Última alteração: 12-09-2023 21:00:00

Documentário sobre tragédia de Mariana será exibido no Canadá

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

"O Lugar Mais Seguro do Mundo" é o título do documentário brasileiro que conta as consequências da trágica ruptura da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), que foi selecionado para ser exibido no Vancouver Latin America Film Festival.

Dirigido pelas paulistanas Aline Lata (MyMama Entertainment) e Helena Wolfenson, o documentário narra a jornada de Marlon, um jovem cuja vida é drasticamente transformada após tornar-se vítima de uma das maiores catástrofes socioambientais do mundo, causada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério. 

O filme acompanha sua migração da zona rural para a periferia da cidade, onde ele se depara com novos desafios e é testemunha de outra tragédia relacionada à mineração no Brasil, evidenciando o descaso e a injustiça no país.

Tragédia

O rompimento da barragem do Fundão, que ocorreu há oito anos, é considerado o pior desastre socioambiental da história brasileira. O desastre resultou no despejo de 55 milhões de metros cúbicos de lama tóxica que devastaram o pequeno distrito de Bento Rodrigues, tirando a vida de 19 pessoas e deslocando mais de 600 moradores. 

Além disso, o episódio causou sérios danos ao Rio Doce, um dos rios mais importantes da região, cujo fluxo de lama percorreu mais de 800 quilômetros, afetando 39 municípios em Minas Gerais e Espírito Santo.


Segundo a cineasta Helena Wolfenson, no Brasil, existem mais de 150 barragens de rejeitos de minério com risco de rompimento. 

“Vemos negligências das empresas e também do Governo, que foi permissivo e amenizou as punições. Esperamos que o filme sensibilize o público para a importância de políticas públicas que evitem futuras tragédias e a necessidade de reparação e justiça para aqueles afetados", disse.

"O Lugar Mais Seguro do Mundo" estreou mundialmente no prestigioso festival Doclisboa, onde conquistou o Prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional. O documentário também foi selecionado para o Festival de Biarritz, FIDBA, Festival de Firenze e o CineOP, marcando sua estreia no Brasil.

Ficha Técnica:

Roteiro:
Aline Lata, Eduardo Resing e Helena Wolfenson
Empresa produtora: Aline Lata (Veneno Produções Cinematográficas) e Helena Wolfenson
Produção executiva: Aline Lata e Helena Wolfenson
Fotografia: Aline Lata, Érico Toscano e Helena Wolfenson
Mixagem: Confraria de Sons e Charutos
Edição de som: Confraria de Sons e Charutos
Elenco: Marlon Robert
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br