Data de publicação: 28-09-2023 23:50:00 - Última alteração: 29-09-2023 03:29:53

Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU Contagem é inaugurado

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

A solenidade de inauguração do CEU das Artes de Contagem realizada nesta quarta-feria (28), contou com a ilustre presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes juntamente com a prefeita Marília Campos (PT).

O CEU das Artes no bairro Arvoredo, região da Ressaca, conta com quadra poliesportiva e de areia, pista de skate e caminhada, brinquedos, cineteatro, áreas de convivência, biblioteca, laboratório de informática, sala para oficinas, além de um Centro de Referência de Assistência Social - Creas . 

O novo equipamento público que foi construído no mesmo quarteirão da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, vai integrar no mesmo espaço, programas, ações culturais e esportivas, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas públicas de prevenção à violência e direcionadas à inclusão digital. 


Antes de descerrar a placa de inauguração do CEU Ressaca, a prefeita Marília Campos, a  ministra Margareth Menezes e o secretários Municipal de Cultura, Ramon Santos e assinaram o decreto que regulariza a Lei Cultura Viva.

A Lei Cultura Viva é um programa criado em 2004, pelo Ministério da Cultura. A Lei 13.018 que institui a Política Nacional de Cultura Viva, que garante o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos, promove uma gestão pública compartilhada e participativa e dialoga com a sociedade civil, só foi sancionada em 2014.

Os públicos beneficiados pela Lei, são, prioritariamente, povos, grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social.


Reconhecimento público

Também durante a cerimônia de inauguração do novo espaço cultural e esportivo, a ministra e a prefeita entregaram os certificados aos vencedores do prêmio Patrimônio Imaterial Irmandades de Congados de Contagem.

Os certificados fruto do edital Prêmio Patrimônio Imaterial: Irmandades de Congado de Contagem, teve o objetivo de identificar e salvaguardar os saberes, as celebrações, as formas de expressão, a identidade, a história e a memória das Guardas de Congado de Contagem.


Cindo irmandades certificadas, todas de Contagem, receberam 10 mil reais cada para aplicarem na política de proteção às tradições.

O CEU Contagem vai integrar no mesmo espaço programas, ações culturais e esportivas, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. 

A prefeita Marília Campos disse que está comprometida com a cultura e fará o possível para transformar Contagem em uma cidade cultural.

“Hoje inauguramos o CEU Ressaca, mas em breve, vamos inaugurar o maior equipamento de cultura da Região Metropolitana, a Fábrica, em alusão à Fábrica de Sonhos. Trabalhamos para que Contagem seja uma cidade de oportunidades, serviços e realizações. Acredito que a cultura seja um instrumento poderoso para fortalecer os laços e humanizar a cidade. A entrega deste equipamento representa um avanço para Contagem e região”, ressaltou a prefeita. 


Já a ministra Margareth Menezes , disse que no espaço será possível várias ações que vão impactar a vida de muitas pessoas. 

“É um espaço que vai acolher as aspirações do povo. Porque a cultura é o lugar de encontro e de fortalecimento da identidade nacional. Nosso país foi construído por culturas, pessoas e lugares diferentes, que gerou o que somos hoje, um povo e uma cultura que encanta o mundo”, enfatizou a ministra, que acolhida dos mineiros e cantou para o público um trecho da música "Menino Deus", de Clara Nunes. Ela foi aplaudida de pé pela voz e pela simpatia.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo - Secult-MG, Leônidas Oliveira, também presente representando o governo de Minas. “Estamos à disposição para fomentar projetos culturais em todo Estado. É importante que os recursos sejam distribuídos para àqueles que mais precisam e não fiquem centralizados em poucas cidades. Queremos que todos tenham o direito à cultura e ao lazer”, afirmou. 


Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU Contagem

O CEU das Artes Ressaca está na rua Magnólia, 100 - bairro Arvoredo, Contagem.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br