Data de publicação: 13-10-2023 16:45:00

Equipe Volante do Cras atende famílias da Regional Riacho

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Anne Dias

Uma equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Eldorado, em Contagem, estabeleceu um ponto de atendimento na sede da Regional Riacho para levar serviços essenciais à comunidade.Saiba como ser atendido.

O Cras, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), desempenha um papel fundamental, fortalecendo as famílias, prevenindo a ruptura de laços familiares, facilitando o acesso a direitos e aprimorando a qualidade de vida da população. 

A demanda por tais serviços surgiu no atendimento diário dos contagenses, levando o Cras Eldorado a adotar uma abordagem inovadora, que consiste em levar os serviços diretamente às famílias na própria regional, como forma de reduzir a necessidade de deslocamentos.

Segundo o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, houve uma crescente demanda por assistência social na região. “Encaminhávamos as famílias para o Cras Eldorado, mas diante do número significativo de pessoas necessitando desses serviços, criamos a equipe volante", explicou.

De acordo com o coordenador do Cras Eldorado, João Victor Vilaça, além de proporcionar proximidade com a população, ter uma equipe local no Riacho ajudará a Prefeitura de Contagem a entender as realidades das famílias e as necessidades específicas. “A equipe volante, vai trazer informações que vão permitir a criação de ações direcionadas a esse público específico", frisou.

Alem do Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que visam prevenir situações de vulnerabilidade, riscos sociais e violação de direitos, a equipe volante também oferece auxílio em uma variedade de serviços:

- Orientação e encaminhamento para obtenção da 2ª via de documentos importantes, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito;
- Acesso ao Cartão Social, que proporciona benefícios fundamentais para a população;
- Assistência para a concessão de passagens intermunicipais e interestaduais, para facilitar o retorno às cidades de origem;
- Acesso ao Vale Social e a benefícios especiais para o Cartão Ótimo e o BHBus;
- Participação no Programa "Sem Limite,", que visa melhorar a qualidade de vida e inclusão social de pessoas com necessidades especiais.

A equipe volante que é composta por um auxiliar administrativo, uma psicóloga e uma assistente social, está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Regional Riacho, situada na rua Rio Solimões, 204, Novo Riacho. 

Qualquer família da região pode buscar atendimento pessoalmente ou esclarecer suas dúvidas ligando para o número (31) 97513-0033, também disponível pelo WhatsApp.

Fonte: PMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br