Data de publicação: 27-10-2023 17:27:00 - Última alteração: 27-10-2023 17:32:44

Biblioteca Pública de Contagem convida os leitores para uma visita

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Elias Ramos/PMC

A Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz, conhecida como Casa Rosa, está aberta para visitas e empréstimos gratuitos de livros. São mais de 20 mil exemplares dos mais variados temas e cada leitor pode pegar até três livros por vez, pelo prazo máximo de 14 dias.

O espaço, que serve de incentivo e ao acesso à leitura, é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos. A biblioteca fica em um dos casarões históricos que compõem o complexo do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho.

Homenagem

A  Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz criada em 1953, homenageia o médico Dr. Edson Diniz, que, à época, cuidava de doentes de tifo, doença grave causada pela bactéria Rickettsia prowazekii, transmitida pelas fezes do piolho humano. Com o passar do tempo, ele próprio médico adoeceu, ficou isolado e morreu vítima da mesma doença. 

A biblioteca está instalada na Casa Rosa desde junho de 2008. Aos interessados, o empréstimo de livros é condicionado ao cadastro prévio, em que o leitor precisa apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. O usuário do serviço gratuito deve ter idade igual ou superior a 16 anos. 

O Complexo do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho é formado por dois casarões coloniais (Casa Amarela e Casa Rosa), ambas remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX. A Casa Amarela e a Casa Azul estão fechadas temporariamente para restauração. 

Serviço

Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz

Rua Dr. Cassiano, 102, no Centro, Contagem
Funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gratuito
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br