Data de publicação: 31-10-2023 22:10:00

Semad fiscaliza, autua e demole construções irregulares em APP

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: João Pedro Alcântara

Galeria de fotos

A Fiscalização Ambiental de Posturas e Parcelamento do Solo da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Guarda Civil Municipal e Regional Vargem das Flores, vistoriaram dois pontos de invasões na região de Vargem das Flores, em Contagem.

As vistorias aconteceram no último dia 24 de outubro para coibir a prática de parcelamento irregular, desmatamento em Área de Preservação Permanente - APP e construções irregulares, na região.

O Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), autorizou o cumprimento de duas vistorias, uma no bairro Capim Rasteiro e outra, no Tupã.  As ações tiveram  a coordenação da Secretaria de Defesa Social. 

A construção flagrada Estrada da Servidão, no Capim Rasteiro, já havia sido embargada, pela fiscalização ambiental, por irregularidades, em 2022. Por isso, a solicitação de nova fiscalização partiu do Ministério Público.

Os fiscais verificaram que os infratores não só não obedeceram à determinação anterior, mas também fizeram benfeitorias, muro e uma lage sobre paredes de alvenaria já existentes.


Segundo a coordenadora do Comfisc, Patrícia Guimarães, o proprietário será multado conforme Lei Complementar 362/23, já que o loteamento é considerado irregular e alvo de ação civil  pública. A construção demolida estava em uma área de preservação, integrante da Bacia Hidrográfica Vargem das Flores, em Área de Preservação Permanente - APP.

Já no bairro Tupã, os fiscais atenderam as denúncias de moradores sobre o parcelamento irregular e corte ilegal de árvores em um terreno da rua Colibri.

O Comitê Municipal de Fiscalização de Contagem (Comfisc), juntamente com as equipes da Secretaria de Meio Ambiente, fizeram uma outra ação integrada do no bairro Carajás, na região Nacional, pertencente à Bacia Hidrográfica da Pampulha.


De acordo com o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, uma construção irregular foi demolida justamente por estar em Área de Preservação Permanente (APP) e em área pública, embargada e notificada anteriormente pela fiscalização ambiental.

"Esta é a segunda vez que realizamos a demolição no mesmo local. Alguém reconstruiu no mesmo local", explicou.

Os flagrantes de desrespeito às áreas de proteção é sinal que falta uma fiscalização mais constante na região rural com mais efetivo e mais tecnologia capaz de detectar os vários crimes ambientais que acontecem reiteradamente.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br