Data de publicação: 06-11-2023 16:54:00 - Última alteração: 09-11-2023 20:02:40

Exibição comentada do documentário: A Ilusão da Abundância

Academia Equilíbrio Funcional
Divulgação

O documentário que será exibido na quarta-feira (8), às 18:30h, no CEA Parque Gentil Diniz, em Contagem, retrata as ações de três mulheres da América Latina que lutam em defesa da Natureza e de suas comunidades diante dos ataques de empresas extrativistas transnacionais.

Após a exibição haverá um debate com a presença de uma das protagonistas do documentário, Carolina de Moura, que é moradora de Brumadinho, jornalista e defensora dos Direitos Humanos e da Natureza.

Apesar do desequilíbrio de poder, Bertha, Carolina e Máxima, defendem seus territórios contra os conquistadores modernos: as corporações transnacionais, as grandes mineradoras responsáveis por duas grandes tragédias socio ambientais em Mariana e em Brumadinho, em Minas Gerais.

Segundo as protagonistas, o filme não se trata apenas das pessoas que pagam o alto preço do "desenvolvimento" e do "progresso". É, acima de tudo, sobre a globalização da resistência das mulheres e seus esforços incansáveis para alcançar a justiça e a proteção de suas comunidades.

A estreia do documentário será em lugar especial, no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores - CEA Parque Gentil Diniz, criado recentemente para abrigar o primeiro Meliponário do município, projeto piloto para incentivar a criação de abelhas sem ferrão.

O CEIA tem lotação limitada a 50 pessoas por isso será necessário a reserva do convite por meio do formulário. Será o início ao projeto Cuco, que prevê a circulação de projeções cinematográficas de interesse social pelos territórios de Contagem.                                           

Serviço:

Documentário: A Ilusão da Abundância (Exibição comentada)

Quarta-feira (8), às 18:30h, no Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores - CEA Parque Gentil Diniz, rua Maria do Carmo Diniz, nº. 141, Nossa Senhora do Carmo, Contagem
Evento gratuito
Lotação limitada a 50 pessoas
Reserva do convite pelo formulário



Link relacionado

Contagem inaugura a 1ª coleção de colméias de abelhas sem ferrão

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br