Data de publicação: 22-11-2023 00:55:00 - Última alteração: 22-11-2023 00:57:24

Audiência pública discute tombamento da Serra do Curral

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: @soynadianicolau

 

Sociedade civil e movimentos sociais relataram que tiveram dificuldades de participar da audiência pública desta terça-feira (21), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, que discutiu o tombamento da serra que ainda é alvo das mineradoras. 

 

Munidos de argumentos, estudos e documentos, os manifestantes pediram o tombamento integral da Serra do Curral e a eliminação de todas as possibilidades de mineração predatória na área.

 

De acordo com o Movimento Minha BH, a Serra do Curral é patrimônio histórico, natural, paisagístico, cultural, científico, sagrado, religioso e geológico que protege as águas e o clima de Belo Horizonte e da região metropolitana. 

 

“A voz da cidade contra a mineração na Serra do Curral falou mais alto. Não aceitamos nenhuma atividade de mineração neste ambiente que deve ser tombado e preservado, jamais degradado”, manifestou o movimento nas redes sociais.

 


 

A população segue na luta em defesa e proteção da Serra do Curral. A deputada federal Duda Salabert (PDT), esteve presente na audiencia e também ressaltou a importância da luta pela proteção da serra.

 

“Nas últimas semanas, vários bairros da grande BH sofreram e alguns ainda continuam sofrendo com a falta d’água. Mesmo assim, o governo de Minas ainda insiste em liberar mineração na Serra do Curral capaz de comprometer a segurança hídrica de toda a região metropolitana. A serra protege as águas e o clima da capital e da região metropolitana”, enfatizou a parlamentar.

O coletivo Lambuzados criado para protestar contra as mineradoras que destruíram o meio ambiente, mataram bichos e mataram gente com lamas das barragens rompidas, também compareceram na audiência com as roupas sujas de lama de minério.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br