Data de publicação: 13-12-2023 18:29:00 - Última alteração: 13-12-2023 19:31:21

Hospital da Baleia apresenta Agenda 2024 especial 80 Anos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Alice Penido

Maria Cecilia Teixeira da Silva, 6 anos

A agenda que celebra os 80 anos da instituição foi lançada e já está à disponível em pontos de vendas. A publicação é responsável por uma parcela significativamente da arrecadação destinada a manutenção do hospital.

A Agenda Solidária do Hospital da Baleia ajuda a custear tratamentos em diversas especialidades oferecidas pela instituição, atualmente responsável por mais de 640 mil procedimentos anuais em mais de 750 municípios mineiros.

Segundo a instituição filantrópica, a aquisição da agenda pode ser feita mediante doação de R$ 45 e pode ser uma opção solidária para presentear durante o Natal ou para distribuir em confraternizações.

A Superintendente de Mobilização e Recursos do Hospital, Danielle Ferreira, destacou que a iniciativa vai além do financiamento dos serviços. Ela ressaltou a força da solidariedade. “Contribuir não apenas assegura tratamentos a milhares de pacientes, mas também desencadeia ações que beneficiam ainda mais pessoas”, disse.

A agenda pode ser adquirida nas Drogarias Araújo e para obter mais informações sobre maneiras de apoiar o Hospital da Baleia, entre em contato com a Rede de Amigos do Baleia através do site www.hospitaldabaleia.org.br ou pelo telefone (31) 3489-1653.


Anita Maria de Oliveira, 64 anos

Mutirões no Hospital da Baleia 

No sábado (9), o bloco cirúrgico do Hospital da Baleia realizou dois mutirões com procedimentos de ortopedia, artroplastias totais de joelho e de ginecologia com operações para retirada de endometriose.

A equipe especializada em joelho da ortopedia do Baleia, que normalmente realiza seis procedimentos por semana, no mutirão atendeu o equivalente a duas semanas de cirurgias em um único dia. 

Já a equipe de ginecologia realizou nove procedimentos para retirada de endometriose, onde a média é de dois procedimentos por semana.

Os mutirões teve o objetivo de antecipar o tratamento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam na fila, especialmente em casos de dor intensa e limitação física.

Procedimentos 

As artroplastias totais de joelho consistem na substituição da articulação doente do joelho por uma prótese e busca devolver ao paciente a mobilidade sem dor. O procedimento é indicado para pacientes com alto grau de dor e perda de mobilidade.

Já a endometriose e uma doença que causa um tecido anormal no revestimento do útero. Com a retirada de pólipos e tecidos que geram desconforto, a paciente tem vida normal. A endometriose pode causar dor persistente e, em casos mais graves, dificuldade para engravidar.

O Hospital da Baleia que atende quase 800 municípios em Minas Gerais é referência em 33 especialidades, que inclui ginecologia e ortopedia. O hospital  é o segundo em número de cirurgias no estado. 

Os pacientes do SUS que necessitam de tratamento de média e alta complexidade são encaminhados ao hospital pela regulação de vagas da Secretaria Municipal de Saúde.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br