Data de publicação: 29-12-2023 12:48:00 - Última alteração: 09-01-2024 20:55:47

Prefeitura de Contagem anuncia aumento da tarifa do transporte coletivo

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Gabriela Gomes/PMC

O anuncio foi publicado no site da prefeitura nesta quinta-feira (27), após o decreto municipal ser publicado no Diário Oficial da cidade. A tarifa passou de R$ 5,50 para R$ 6,00, reajuste de 9%. Os usuários não foram informados com antecedência e pêgos de surpresa. 

A frota municipal administrada pela Autarquia de transito de Contagem - Transcon teve um aviso afixado dentro dos ônibus somente sexta-feira (29), pegando os usuários de surpresa.  

Ainda segundo a prefeitura, o aumento “procurou equilibrar o custo operacional do sistema para garantir o serviço, com busca permanente na qualidade e no aumento da oferta”. 

“O novo valor foi definido a partir de fórmula paramétrica baseada no índice de mão de obra, preço do óleo diesel, índice de rodagem dos veículos e outros fatores baseados no IGP-DI e IPCA, conforme contrato vigente com as empresas”. 

“A fórmula busca manter o equilíbrio econômico financeiro do sistema com a recuperação dos investimentos para a continuidade da melhoria dos serviços prestados à população”, explicou a administração municipal.

Melhorias 

Ao longo de 2023, a prefeitura afirma que “várias negociações foram feitas com as empresas buscando melhorar o transporte público da cidade. Isso incluiu quase 40 ônibus novos na frota, inserção de mais de 1.300 viagens mensais, atendendo a cerca de 80 mil passageiros. Também foram implantados 105 novos abrigos de ônibus”. 

Fonte: PMC
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br