Data de publicação: 08-01-2024 20:44:00 - Última alteração: 08-01-2024 20:51:45

Mostra de Tiradentes homenagea cineasta e atriz revelados em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes vai discutir as "Formas do Tempo" no cinema e celebrar as trajetórias de André Novais Oliveira e Barbara Colen, cineasta e atriz, que se destacaram após sucesso de produções da Filmes de Plástico.

A mostra que acontece na cidade histórica mineira de Tiradentes, entre os dias 19 e 27 de janeiro, tem toda a programação gratuita. O tradicional evento é referência na exibição do cinema brasileiro contemporâneo, sempre conectado às tendências e discussões do momento.

Em 2024, “As formas do tempo” foi pensado pela curadoria coordenada pelo crítico de cinema Francis Vogner dos Reis. Segundo ele, o tema surgiu a partir da preocupação do evento compreender os movimentos do audiovisual no país, especialmente em seus pontos de ruptura. 

“Precisamos escolher para onde vamos olhar e defendemos que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída por eles como objeto, seja o tempo no qual o filme existe”, diz Francis.

Para Francis, cineastas como André Novais Oliveira, Paula Gaitán, Julio Bressane e Isael e Sueli Maxakali, entre outros, parecem seguir em desafio e desarranjo a esse estado exigente das coisas.

Homenagens

Em 2024, o evento vai celebrar as trajetórias em andamento do cineasta André Novais Oliveira e da atriz Bárbara Colen. André nasceu em Contagem há 39 anos, e Bárbara, em Belo Horizonte, há 37 anos. As trajetórias de ambos se cruzaram em diversos momentos, vieram de uma mesma geração mineira e são considerados figuras-chave do momento especial que vive a produção no estado.

André e Bárbara chamaram atenção na cena audiovisual brasileira na produtora Filmes de Plástico. Em 2010, André, um dos fundadores da FdP, lançou o curta-metragem “Fantasmas” na Mostra Foco, em Tiradentes, e foi de imediato apontado como um dos novos criadores mais interessantes do evento. 

Também em 2010, no Festival de Brasília, Bárbara surgiu como uma das protagonistas do curta “Contagem”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, também produzido pela Filmes de Plástico. 

Nos anos seguintes, tanto André Novais quanto Bárbara Colen se consolidaram como duas potências criativas – ele, seguidamente por longas e curtas premiados, como “Pouco Mais de um Mês” (2013), “Ela Volta na Quinta” (2014), “Temporada” (2018) e “O Dia em que te Conheci” (2023). Ela, como atriz em “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), ambos de Kleber Mendonça Filho, em “Baixo Centro” (2018), de Ewerton Belico e Samuel Marotta, e em telenovelas na Globo.

A celebração à dupla é, por extensão, uma celebração ao cinema de Minas Gerais, considerado um dos mais inovadores dos últimos 20 anos no Brasil. 

“Da videoarte dos anos 1990 aos coletivos e produtoras, do sertão mineiro à grande Belo Horizonte, o cinema de Minas nas últimas duas décadas foi parte incontornável de uma renovação decisiva no audiovisual brasileiro em termos de assunto e estilo, de modulação do tempo e da linguagem falada”, destacou Francis.

Serviço

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes 

De 9 a 27 de janeiro de 2024, em Tiradentes/MG
Programação totalmente gratuita
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br