Data de publicação: 11-01-2024 21:15:00 - Última alteração: 11-01-2024 21:23:34

Redes sociais ajuda localizar desaparecidos em Minas Gerais

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: PCMG / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG anunciou nesta quinta-feira (11), que por meio de uma parceria entre Ministério da Justiça, a Meta (Facebook e Instagram), alertas serão divulgados nas redes sociais para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. 

Atualmente , Minas Gerais é um dos Estados que já possui o Alerta Amber, sistema que é ativado para casos graves de desaparecimento de crianças e adolescentes, juntamente com Ceará e Distrito Federal.

Dea acordo com a chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), a delegada Ingrid Estevam, ao registrar ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes em que há risco de lesão corporal ou morte, é comunicado comunicamos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que, em seguida, notifica a Meta para emitir o alerta no Facebook e no Instagram.

“Após análise da empresa, as redes sociais emitem alertas aos usuários com a foto e informações sobre a pessoa desaparecida em um raio de abrangência de 160 quilômetros de distância do local da ocorrência”, explicou.

A delegada ressaltou que os únicos requisitos para a divulgação de um caso pelo Alerta Amber, são a faixa etária (crianças e adolescentes) e a gravidade do desaparecimento (risco de lesão corporal e/ou morte).
 
“A divulgação de desaparecidos pelo Amber Alert é gratuita e está à disposição de todos independente da condição socioeconômica. É um projeto social para somar esforços ao trabalho da PCMG na localização de crianças e adolescentes”, enfatizou.

Para a chefe da DRPD, o Alerta Amber, aliado às ações de investigação da Polícia Civil, deve dar mais celeridade aos trabalhos de localização de crianças e adolescentes desaparecidos.

“O Alerta Amber complementa as investigações convencionais, agiliza a mobilização da comunidade e aumenta as chances de uma localização bem-sucedida. A ferramenta junto com os métodos tradicionais de investigação, são recursos valiosos para a segurança de crianças e adolescentes”, finalizou a delegada Ingrid Estevam.


Desaparecidos em Minas

Segundo “Diagnóstico de Pessoas Desaparecidas e Localizadas nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais”, no período de 2020 a 2022, 25,11% das pessoas desaparecidas são adolescentes, e 2,48% crianças. Entre as pessoas localizadas, 21,04% são adolescentes, e 1,50% crianças.

O que fazer em caso de desaparecimento de pessoa:

1- Procure uma Delegacia de Polícia ou unidade da Polícia Militar mais próxima da residência para registrar o desaparecimento. O denunciante deve se identificar e apresentar uma foto recente e nítida da pessoa desaparecida;

2- O registro do desaparecimento também pode ser feito virtualmente por meio da Delegacia Virtual;

3- É fundamental manter a calma para que as informações sejam repassadas para os policiais de forma clara e detalhada;

4- O registro do desaparecimento deve ser feito imediatamente após identificar a quebra da rotina da pessoa desaparecida. Não aguarde 24 horas ou mais para procurar a polícia;

Qualquer delegacia de Minas Gerais que registrar desaparecimentos de crianças ou adolescentes, considerados graves, devem comunicar  à  DRPD para acionar o MJSP e gerar o Alerta Amber.

A Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida - DRPD, fica na avenida Brasil, 464, bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de BH. Atendimento presencial das 8h30 às 18h30.

Fonte: Agência Minas
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br