Data de publicação: 24-01-2024 19:55:00 - Última alteração: 24-01-2024 20:03:34

Chuva volta aterrorizar moradores de Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

Segundo com a prefeitura, o volume de água esperado na noite dessa terça-feria (23), era de 60 mm, mas chegou a cerca de 83 mm, em 24h. Cerca de 70 moradias e 260 pessoas foram atingidas. As regiões Ressaca, Nacional e Sede, foram as mais afetadas.

Os principais locais alagados em Contagem foram a Vila Bonanza (Ressaca); av. João Gomes, esquina com av. Severino Ballesteros (Ressaca); av. Águas Marinhas (Ressaca); av. Princesa Isabel (Ressaca); rua Cinco (Sede); rua Paineiras (Sede); av. Gil Diniz (Sede) e rua Conceição de Oliveira com rua da Ligação (Nacional).



Exploração imobiliária ocupa fundo de vale e área de nascentes

De acordo com relatos de moradores afetados na região do Nacional, houve casas e prédios alagados nos bairros Xangrilá, Bom Jesus e Vale das Amendoeiras. O Córrego das Nascentes (afluente do Córrego Bom Jesus) transbordou e invadiu a avenida A, destruiu casas, muros, danificou móveis e eletrodomésticos de vários moradores. 

Segundo da presidente da Ecovida, Maria Antonieta, a prefeitura, por meio da regional, foi notificada do problema, há meses. “Bastava ter reposicionado algumas manilhas. Mas ninguém tomou providências. Sempre denunciamos o licenciamento municipal que aprova as construções de prédios que não respeitam a distância de 50 metros das nascentes, olhos d'água e córregos. Essa tragédia anunciada vai continuar acontecendo”, disse.

Ainda segundo Antonieta, o Empreendimento Cabo Verde, da Incorporadora Direcional, que foi licenciado pela Prefeitura de Contagem, está na mesma baixada da avenida A, que também será invadido pelas águas do Vale do Bom Jesus. “Repudiamos, com veemência, essa atitude irresponsável do poder público, indiferente ao sofrimento do povo e à destruição de córregos, animais e  pessoas!”, finalizou.


Foto: Janine Moraes

Socorro público

Diante dos transtornos causados pelas últimas chuvas, a Prefeitura de Contagem montou um Comitê de Crise com equipes da Defesa Civil  e de várias secretarias.  Foram montados pontos de apoio na Vila Bonanza, na Ressaca, e no bairro Pedra Azul e na região Nacional.  

Segundo a prefeitura, foram doados hipocloritos, cestas básicas, colchões, cobertores e distribuídas 160 refeições (marmitex).  Visitas técnicas em domicílio foram feitas por funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e orientações para o controle de doenças. 

Equipes de limpeza urbana atuaram em 35 áreas, com cerca de 40 profissionais, priorizando as regiões do Nacional e Ressaca. Fizeram a limpeza geral, removeram resíduos sólidos, entulhos acumulados, desobstruíram vias, recolheram móveis inservíveis e outros materiais danificados pelas chuvas. Equipes de manutenção executaram reparos nas redes de drenagem, limparam bocas de lobo e fizeram a reposição de grelhas.


Foto: Janine Moraes

Avisos

A Defesa Civil reforçou que está de plantão por 24h, que a população utilize o telefone 199 para eventuais emergências e que possui um Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024.

Para as pessoas que precisam de abrigo, o Abrigo Bela Vista fica localizado na rua São Gotardo, 57, bairro Bela Vista.

Vítima pede ajuda

A moradora do número 245, da avenida A, no bairro Vale das Amendoeiras, Mariza Helena de Almeida Alves, disse que infelizmente perdeu tudo na enchente da noite desta terça-feira (23), quando a água invadiu a residência. “Precisamos de ajuda para recomeçar e voltar a ter uma vida normal. Qualquer quantia é muito bem-vinda!”, pediu.

Chave pix: marizahelenaalmeidaalves@gmail.com 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br