Data de publicação: 24-01-2024 23:45:00 - Última alteração: 15-02-2024 15:36:41

Abaixo assinado pretende cancelar Carnaval no Parque Municipal de BH

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

“Carnaval legal é aquele que respeita todas as formas de vida”. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu montar o palco principal da folia no parque, dias 09 e 10 de fevereiro, sem considerar os bichos que lá habitam. A petição está com quase 20 mil assinaturas.

Segundo protetores dos animais, no local vivem cerca de 300 gatos, patos, gambás, gansos e micos, que estarão em risco. “Pelo bem da fauna e da flora que habitam o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, precisamos reverter a decisão da PBH”.

De acordo com a presidenta da ONG SOS Gatinhos do Parque, Viviane Souto, muitos gatos são idosos e o barulho pode trazer grandes prejuízos para a saúde dos bichanos. “Além dos gatos, pássaros e dos primatas, o evento trará prejuízos à saúde humana já que no entorno do Parque Municipal existem vários hospitais”, explicou.    

Os organizadores do abaixo-assinado pretendem acionar o Ministério Público, se preciso for, para barrar a festa no parque e proteger os animais do local. 


Contraponto

A Prefeitura de Belo Horizonte argumenta que o parque já recebe os evento Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, que a programação do Carnaval será restrita a um local específico do parque, por dois dias. Mas os dois evento citados recebem somente o público local e turistas, já o Carnaval de BH recebe público do mundo inteiro.

Segundo a prefeitura, o palco oficial foi transferido para o parque nessa segunda-feira (22), por causa da reforma da Praça da Estação. Mesmo com a péssima repercussão, o prefeito Fuad Noman, confirmou o palco no Parque Municipal.

A luta continua

“Sabemos muito bem como ficam os locais pós-Carnaval. Permitir um evento de grande porte assim é pedir para que todo este patrimônio vivo seja danificado. O objetivo da petição é mostrar a indignação e levar a demanda à PBH. Por isso  quanto mais assinaturas, melhor, para mostrar nossa força contra essa decisão”, finalizou a presidenta da ONG, Viviane Souto. 

De acordo com a prefeitura, a expectativa de público é de 5,5 milhões de pessoas, nos dois dias de folia no parque, onde o patrimônio é a fauna, a flora e os bichos que lá existem e habitam. 

O abaixo assinado:

O Parque é de TODOS E TODOS merecem respeito! Contra a implementação do palco principal do carnaval no Parque Municipal de BH

Assine a petição: https://peticaopublica.com.br/?pi=BR137321 


Nota da Prefeitura de BH

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local.

Vale destacar que o Parque já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas que não impactam negativamente a área. 

A PBH esclarece ainda que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro. 

As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc). 

Em relação aos cuidadores dos gatos, que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, eles poderão realizar normalmente suas atividades juntos aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br