Data de publicação: 16-02-2024 22:15:00

Erika Januza, rainha de bateria da Viradouro, campeã do Carnaval carioca

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Thiago Ribeiro - Agif Agência de Fotografias Estadão

A atriz contagense Erika Januza, à frente da bateria da escola de Niterói desde 2022, conquistou o título de Rainha da Viradouro, com enredo que homenageou à força da mulher negra.

Erika desfilou com uma fantasia com armadura de metal com pedrarias e adereço rosa na cabeça, que mostra justamente a força da mulher negra por meio do culto à cobra sagrada e da sabedoria africana.

A fantasia da musa representou o Takará, instrumento ritualístico pontiagudo utilizado pelos iniciados da família das cobras no processo de transe. A Viradouro foi a última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, na madrugada de terça-feira (13), última noite do Carnaval carioca 2024.


Foto: Dhavid Normando / Imprensa Rio Carnaval

Com o enredo, Arroboboi, Dangbé!, o carnavalesco Tarcísio Zanon, foi para a avenida com um batalhão de mulheres negras. A ideia foi desmistificar a batalha que transformou uma cobra em deusa na África. 

A Escola Viradouro teve 100% de aproveitamento, ganhou nota máxima em todos os quesitos e terminou com 270 pontos. Erika Januza acompanhou a apuração e caiu no choro com a vitória. Ela comemorou o título na quadra da escola junto dos súditos e volta à Marquês de Sapucaí para o desfile das campeãs, neste sábado (17).


Foto: @rsantosarantes
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br