Data de publicação: 21-02-2024 17:47:00

Dengue mobiliza equipes de saúde de Contagem

Lava Jato Dias
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

A Central de Hidratação montado ao lado do Complexo Hospitalar de Contagem está sendo bastante procurada pelos pacientes com suspeita de dengue. Nesta terça-feira (20), a equipe da central precisou aumentar o espaço da recepção e o quadro de funcionarios para atender a grande demanda por atendimento médico.

Servidores relataram que segunda-feira (19) foi ainda mais movimentado por causa dos casos represados no sábado e domingo. As chuvas e o forte calor, propicia a procriação do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zica e Chicungunha. 

Nas Unidades de Urgência -UPAs e na Central de Hidratação de Contagem estão lotados. Pacientes sofrem com horas de espera, muitos desistem e vão embora. Não aguentam esperar sentados, as dores são fortes por todo o corpo. 

A direção afirmou que são cinco médicos atendiam, mas o que a reportagem do DC Online presenciou, foi a equipe de enfermagem fazendo triagem, medindo a pressão, o teste do laço e acalmando os doentes. 

Quando o fluxo praticamente dobrou no meio da tarde, houve uma mobilização, a recepção foi ampliada e o quadro de funcionarios foi aumentado. Rapidamente as salas de hidratação ficaram cheias de pacientes que precisaram de hidratação venosa.


A reportagem do DC Online questionou a Prefeitura de Contagem e ao secretário de Saúde Fabrício Simões sobre a quantidades de médicos atuando no Centro de Hidratação.

Por e-mail, Secretaria Comunicação disse que “O Serviço de Social Autônomo de Contagem (SSA) informa que a Central de Hidratação Eldorado conta nesse momento com 8 médicos para o atendimento dos pacientes que buscam a unidade com sintomas de dengue. O tempo médio de espera para atendimento está em 2 horas e 37 minutos”.

Mas na realidade, mesmo com todo esforço da equipe médica, da enfermagem e funcionarios administrativos, a espera não era menor de cinco horas. Às 14h, haviam pessoas que chegaram às 9h, ainda sem o atendimento.

Pacientes de todas as idades aguardavam por várias horas para passar pelo médico e depois seguir para a medicação. Mas alguns precisaram esperar algumas horas a mais sem precisar. 

Os casos considerados mais brandos recebiam um kit com a medicação com 5 saches de soro em pó e uma cartela e meia de dipirona. Aparentemente a fila para a medicação é única, para hidratação venosa e para receber o kit tratamento domiciliar, que poderia ser entregue logo após a consulta médica. 


Mas no geral, durante as 5 horas que a reportagem do DC Online permaneceu na Central de Hidratação, foi possível reportar que a equipe conseguiu agilizar os atendimentos, mesmo com o aumento considerável de doentes e com a estrutura ainda em construção.

Diante da epidemia de Dengue, todas as pessoas precisam cuidar bem de casa e vigiar os vizinhos, para que não existam focos do mosquito. Se precisar, denunciar aos orgãos competentes os terrenos, construções e outros espaços abandonados que possam juntar água parada.


A central

A Central de Hidratação começa a funcionar nesta terça (6), para atender o público externo das 7 às 22h. Mas internamente, a unidade de hidratação funciona 24 horas por dia, todos os dias.

A principio a capacidade era para atender 120 pessoas diariamente e realizar até 210 internações por mês. coma estrutura de duas salas de acolhimento, dois consultórios médicos, uma sala de medicação rápida e observação com 10 poltronas, além de duas salas de observação/enfermaria com 15 camas cada, totalizando 30 leitos. 

A Secretaria de Saúde ainda não informou, mas o atendimento após 15 dias de funcionamento pode ter dobrado. Por isso a capacidade de acolhimento dos doentes foi aumentada e a estrutura readequada.

Central de Hidratação Eldorado
Rua Trajano de Araújo Viana, n° 1838 - bairro Cinco, Contagem/MG (antigo Quinto Sportmall).
Atendimento ao público externo das 7 às 22h


Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br