Data de publicação: 26-02-2024 23:07:00 - Última alteração: 26-02-2024 23:12:48

Plenária Estadual planeja Plebiscito Popular e destino de estatais

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

A formação de formadores foi uma das principais estratégias apresentadas durante a plenária realizada no sábado (24) e domingo (25), em Belo Horizonte. Representantes de Contagem compareceram e já organizam a 1ª reunião on line, para organizar o Plebiscito Popular na cidade

O Plebiscito Popular, consulta que tem a missão de entender o que a população pensa sobre transferir as principais empresas públicas de Minas Gerais para a iniciativa privada, será realizado no período de 19 de abril a 1º de maio de 2024. 

A Plenária Estadual distribuiu várias as tarefas para organizar o Plebiscito Popular em todo o Estado. O objetivo é ouvir a população e definir o destino da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

O Plebiscito Popular é uma iniciativa de organizações, movimentos sociais, estudantes, sindicatos, servidores públicos e movimentos de diversas lutas no Estado de Minas.

Os ambientalista de Contagem, Cristina Oliveira, Marina Oliveira, Renata Selma, Roseane Rezende e Wesley Duarte, todos ativistas do SOS Vargem das Flores, estão preocupados e alertam a população para os perigos das privatizações, principalmente a Copasa, empresa que tem logo contrato de exploração da represa Vargem das Flores.

Umas das duvidas é saber se privatizar a Copasa, a represa Vargem das Flores também será privatizada?  

Segundo os ambientalistas, o Plebiscito Popular vai consultar a população de Minas Gerais sobre privatizações e contrapor as tentativas do governador Romeu Zema (Novo), tentar privatizar sem ouvir a população.

Em outubro de 2023, o governador Zema enviou à Assembleia de Minas Gerais (ALMG) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, que prevê acabar com a obrigatoriedade de consultar a população, via referendo, sobre a privatização da Cemig, Copasa, Gasmig e Codemig. A PEC também diminui o quórum necessário para a aprovação da matéria.

O Plebiscito Popular será organizado pelos comitês de cada cidade. Assim, o processo de votação poderá ocorrer utilizando urnas eleitorais fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral ou improvisadas em caixas comuns, lacradas e com a devida identificação.

Serviço

1ª Reunião Online, para organização do Plebiscito Popular em Contagem

Quarta-feira (28), às 20 horas, inscreva-se.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br