Data de publicação: 04-03-2024 23:17:00

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos de travessias

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (4), a Ponte Rio-Niterói celebrou 50 anos de existência. Na estrutura monumental, marco da engenharia brasileira, passam, diariamente, cerca de 150 mil veículos.

A construção da ponte começou a ser estudada em 1963 e foi autorizada em 1968 pelo então presidente da ditadura militar, general Arthur Costa e Silva. Apesar de seu nome oficial ser Ponte Presidente Costa e Silva, é conhecida popularmente como Ponte Rio-Niterói.

A Ponte Rio-Niterói é considerada a maior do Hemisfério Sul e da América Latina, via vital para o estado do Rio de Janeiro, que encurta o caminho que antes exigia um contorno de cerca de 100 km, na Baía de Guanabara ou atravessar por meio das balsas.

A história da ponte envolve desafios, avanços tecnológicos e até mesmo tragédias. Mesmo com os avanços tecnológicos e a grandiosidade da obra, oficialmente foram registradas 33 mortes durante a construção. A ponte foi construída durante a ditadura, período de grande repressão no Brasil e serviu de propaganda do regime militar.

Com 13 quilômetros de extensão, a ponte tem o maior vão em viga reta contínua do mundo. O Vão Central tem 300 metros de comprimento e 72 metros de altura. No total, são 1.152 vigas ao longo de sua estrutura.

Ao longo dos anos, a ponte passou por diversas melhorias para garantir a segurança dos usuários, incluindo a substituição do asfalto por um piso de concreto de elevada resistência e a instalação de atenuadores dinâmicos sincronizados para reduzir sua oscilação em eventos com fortes ventos.

Hoje, a Ponte Rio-Niterói faz parte da rotina de milhares de moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo um símbolo da engenharia brasileira e uma via essencial para a mobilidade urbana na região.

Fonte: Agência Brasil
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br