Data de publicação: 12-03-2024 22:40:00 - Última alteração: 18-03-2024 12:46:45

Teatro "O Alienado" estreia em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Pabs Andrade

Embrenhado nas sombras da sociedade contemporânea, onde a tecnologia e a alienação se entrelaçam, "O Alienado" vai estrear nesta sexta-feira (15), às 20:30h, no Espaço Bem Viver Mário Covas. O espetáculo do Núcleo Cena Crítica, coloca o dedo na alienação tecnológica. Entrada é gratuita, no Sympla.

Escrita e dirigida por Gabriel Vinicius, a montagem "O Alienado" reflete sobre a prisão contemporânea, mergulha na temática do isolamento humano, da alienação tecnológica e das contradições sociais impulsionadas pela tecnologia. 

Segundo o autor e diretor, a peça oferece uma reflexão visceral dos tempos atuais e proporciona uma experiência provocativa, instigante e, para alguns, indigesta.

"Pretendemos fazer com que o público se divirta e, ao mesmo tempo, queremos ativar no espectador um olhar crítico sobre pequenos acontecimentos cotidianos, que muitas vezes nos acostumamos, mas que merecem ser criticados. A cela dos dois prisioneiros facilmente pode ser comparada ao apartamento minúsculo de alguém que trabalha com redes sociais e tecnologia. Algum tipo de trabalho precarizado e que gera uma vida precarizada, onde as pessoas estão cada dia mais isoladas", explicou. 

Para Gabriel Vinicius, a peça teatral reforça a visão, onde a sociedade, a cada dia que passa, está mais presa em atividades precárias e ao próprio "reino domiciliar", sem contato real com as dores do mundo. 

A peça

A trama de "O Alienado" é ambientada em uma prisão de alta tecnologia, no fictício país de Aliena. Nesse local, os protagonistas — os sujeitos 8119 e 2319 — lutam para sobreviver, enfrentam um cotidiano marcado pelo isolamento, pela desconexão física com o mundo exterior e pela artificialidade do mundo imaterial. 

Privados de todo e qualquer contato físico, com exceção do companheiro de cela, os dois prisioneiros são forçados a trabalharem como influenciadores digitais para adquirirem itens necessários ao dia a dia.

Teatro Sem Teatro

Crítico, como o próprio nome do coletivo diz, o Núcleo Cena Crítica salienta a missão que é fazer teatro em Contagem, cidade sem um espaço adequado para a linguagem. Mas o teatro vai ocupar três locais distintos, após um longo período de ensaios nos fundos da Biblioteca Popular Para Todos. 

"A expectativa de gente de teatro é sempre ter casa cheia, mas o que queremos com essa peça, com o trabalho do Núcleo Cena Crítica, no geral, é realizar o encontro do teatro com o público fora do circuito oficial da cultura. Não que o circuito oficial da cultura não seja bem-vindo, mas nosso objetivo é popularizar o trabalho teatral, acostumar as pessoas a assistir e consumir teatro. Lembrá-las o quanto essa arte é divertida e deliciosa, como é gostoso esse tipo de encontro e a reflexão que o teatro proporciona", disse o artista.

"O Alienado" foi contemplado no Edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Contagem.

Serviço:

Espetáculo teatral "O Alienado"


Estreia sexta-feira (15), às 20:30h, no Espaço Bem Viver Mário Covas - Rua Manoel de Matos, 162, Central Park;

Sábado (16), às 20:30h, no Ateliê Multicultural - Rua Magnólia, 100, Arvoredo;

Domingo (17), às 20:30h, no Instituto CircoLar - Travessa C-5, 521, Eldorado.

Entrada: Gratuita no Sympla 
Informações: @nucleocenacritica/ 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br