Data de publicação: 13-03-2024 23:33:00 - Última alteração: 22-03-2024 00:12:38

Servidores da educação decidem pela greve por tempo indeterminado

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Após protesto na Câmara Municipal de Contagem na terça-feira (12), professores e outros servidores da educação fizeram uma assembleia na porta da Prefeitura nesta quarta-feira (13), quando a categoria discutiu e votou pela greve a partir de sexta-feira (15).

Nesta quinta-feira (14), os professores voltam às salas de aula para avisar os alunos e toda a comunidade estudantil sobre a greve e os motivos que levaram os trabalhadores tomarem uma decisão drástica. 


Segundo a presidente do SindUte Contagem, Patrícia Pereira, foram diversas tentativas de dar prosseguimento ao diálogo com o governo municipal, mas sem sucesso.

“Em 2023, forma várias reuniões conclusivas, o governo só fez ganhar tempo e adiou a primeira reunião de 2024 para fevereiro, quando chegaram sem nenhuma proposta para as nossas reinvindicações. Como é ano eleitoral, temos o prazo até abril para conseguir algum aumento nesse governo. Para recebermos o piso salarial da categoria precisamos 31,02% de reajuste”, explicou a presidente.

O fato é que a prefeitura se recusa a negociar com o SindUTE. Os trabalhadores exigem o pagamento do piso da educação em sua integralidade para todos, magistério ou administrativo.


A presidente contou que o governo não permite que os professores da rede, principalmente aqueles com mais tempo de carreira, façam jornada dupla ou a dobra e outra escola, isso porque consideram os profissionais caros para para pagar em dobro. Isso acontece mesmo com a falta de professores nas salas de aula de várias escolas da cidade.

O professor e pré-candidato a prefeito, Gustavo Olimpio (PSTU), ressaltou que a categoria exige que todas as escolas tenham professores e o sistema flex, as dobras sejam autorizadas.

“A greve vai continuar a partir da sexta feira (15),  por falta de diálogo e negociação. A prefeitura não apresenta proposta para a educação e nem para os outros setores do funcionalismo municipal. Contagem é governo pelo Partido dos Trabalhadores que desrespeita os trabalhadores e não defende a categorias dos ataques da extrema direita local”, disse Olimpio.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br