Data de publicação: 18-03-2024 18:50:00 - Última alteração: 18-03-2024 21:08:31

Dengue aterroriza população de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Não é dificil identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, o pernilongo-rajado responsável pela transmissão da Dengue, Zica e Chikungunya. Basta um breve voo de drone para ver que nem todos cuidam bem dos quintais e dos espaços abertos das empresas.

Bem no centro do bairro Eldorado foi possível observar a existência de carros parados, alguns faltando porta malas e capôs, em meio ao mato, onde seria fácil para o mosquito se procriar e quando adulto, fazer vítimas na região.


Rua Bulgavile, bairro Eldorado

Quintais com inservíveis também foi possível perceber em plena avenida José Faria da Rocha, uma das principais vias do bairro Eldorado. Alguns focos foram encontrados bem próximos à residência da prefeita Marília Campos. 

Vale reforçar que todos devem ter cuidados dentro e fora das residencias. Manter os lotes sempre limpos, sempre verificar os telhados e calhas que podem represar água e servir de criatórios do mosquito.


Av. José Faria da Rocha

Os agentes de endemias são importantíssimos para o combate e prevenção dos vetores das doenças Dengue, Zica e Chikungunya. As doenças são capazes de deixar os doente bastante debilitados e nos casos mais graves, quando há diminuição severa das plaquetas, as arboviroses podem levar ao óbito em poucos dias.


A luta contra o mosquito deve ser de todos. Os cidadãos devem cuidar dos quintais, das empresas e o poder público deve cuidar dos parques, praças e prédios públicos. Importante que toda população trabalhe em conjunto e não deixar que o vizinho do lado seja propagador da Dengue, Zica e Chikungunya. Todos podem ajudar a fiscalizar e identificar os possíveis focos.


Rua Bulganvile, bairro Eldorado

Vale ressaltar que no quarteirão da Escola Estadual Helena Guerra, no Eldorado, 40 árvores já foram cortadas pra dar lugar a dois prédios residenciais de 19 andares e certa de mais 20 árvores ainda serão cortadas para construir mais um prédio de 19 andares. 


Prédios construídos no lugar de 42 árvores que abrigavam pássaros e outras espécies

A Prefeitura de Contagem continua autorizando supressões de árvores para favorecer construtoras. Com isso, o clima na região mudou, ficou mais quente. Os prédios se tornaram barreiras e com isso, os ventos que circulava antes, não circula mais. O pior é que dezenas de prédios parecidos foram construídos no Eldorado e nos bairros ao redor. 


Árvores ao lado da EE Helena Guerra, que serão cortadas com a autorização da prefeitura

Enviamos as imagens para a prefeitura e aguardamos a reposta. Queremos saber e informar a população, quais serão os procedimentos das equipes de endemias para acabar com os possíveis focos em locais de difícil acesso. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br