Data de publicação: 18-03-2024 22:37:00 - Última alteração: 18-03-2024 22:43:26

SOS Vargem das Flores repudia asfalto em área rural

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Cristina Oliveira

O coletivo a frente dos movimento de proteção ambiental da cidade, denunciou uma possível intenção da Secretaria de Obras de Contagem de asfaltar a rua Retiro das Aves, na  área rural, junto com o pacote da prefeitura de asfaltamento de ruas na Regional Vargem das Flores. 

De acordo a professora e ambientalista do SOS Vargem das Flores, Cristina Oliveira, levar asfalto para ruas da APA Vargem das Flores é contribuir para impermeabilização que prejudica a recarga da represa Vargem das Flores. 

“A prefeitura revogou a lei Lei Complementar 298/2020, que determinava que na APA Vargem das Flores, fosse usado apenas pavimentação com piso permeável. Se lei estivesse em vigor, não poderia asfaltar o Tupã e o Solar do Madeira, ambos muito próximos da represa”, justificou Oliveira. 

A rua Retiro das Aves possui apenas três quilômetros e de acordo com ambientalistas, o asfaltamento pode agravar ainda mais as tentativas de loteamentos clandestinos e ilegais. Na região, de acordo com o Plano Diretor de Contagem, as propriedades podem e devem ter no minimo 20 mil metros quadrados. Regra desrespeitada por muitos aventureiros.

Na região chamada Capim Rasteiro, já existem várias construções irregulares. Sempre tem tentativas de parcelamentos de terrenos e até já tentaram construir condomínios fechados, com cortes de árvores e grandes construções que impermeabilizam o solo. Falta fiscalização e os loteamentos clandestinos colocam em risco as nascentes que recarregam a represa Vargem das Flores.

A região do Capim Rasteiro ainda sofre com lixões irregulares, descarte de cães e gatos em situação de maus tratos e com a falta de segurança que beneficia a expansão imobiliária irregular.

Segundo estudo da Universidade de São Paulo - USP, o asfalto, além de impedir a infiltração da água da chuva, contribui para o aquecimento global e faz as noites nas cidades serem até 5º C mais quentes. 

A reportagem do DC Online procurou a Prefeitura de Contagem para saber sobre a intenção de asfaltar a rua Retiro das Aves, acesso principal ao Capim Rasteiro.


Córrego Água Suja que passa pelo Capim Rasteiro e deságua na represa Vargem das Flores

Em nota a prefeitura disse que a “Secretaria Municipal de Obras de Serviços Urbanos informa que foi realizada uma ação de patrolamento na rua Retiro das Aves, em fevereiro deste ano. Esta intervenção é um nivelamento, geralmente feito em vias de terra, para eliminar irregularidades e buracos. 

Esse serviço, muito comum em áreas rurais, foi feito em apenas um trecho da via, pertencente ao bairro Capim Rasteiro. Esclarece também que não há qualquer obra de asfaltamento no local. Vale frisar que as obras de pavimentação no bairro Tupã e Solar do Madeira atendem a uma demanda antiga da população local, que enfrenta desafios de mobilidade nestes bairros. 

Essas vias, em épocas de chuva, ficam intransitáveis por conta da lama, o que implica também em gastos elevados com manutenção. Ressaltamos que a urbanização dos bairros será feita em área residencial, respeitando as diretrizes ambientais do Plano Diretor, e trará mais qualidade de vida àquelas comunidades”.


O SOS Vargem das Flores disse que continua firme na luta contra as tentativas de urbanizar qualquer área rural de Contagem, principalmente as áreas de nascentes.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br