Data de publicação: 19-03-2024 23:22:00 - Última alteração: 25-03-2024 00:52:26

Vem aí o Festival Viola Orgânica em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Walkiria Souza

O evento gratuito que será realizado no domingo (24), às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado, vai destacar a viola caipira com apresentações da Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais e violeiros de Teófilo Otoni, Vale do Jequitinhonha e Contagem. 

Sob comando de artistas regionais, o festival pretende expressar as riquezas da musicalidade brasileira por meio de sons múltiplos e vibrantes que ecoam da viola caipira. Além da musica, o evento terá pintura artística em grafite e feira orgânica.

A Orquestra de Viola Caipira de Contagem - Violas Gerais foi criada em 2023, a partir de encontros no Conjunto Água Branca, será a primeira a se apresentar. A orquestra é uma iniciativa do violeiro Bilora, que contou com as parceiras dos violeiros Ricardo Ribeiro e Demá Santos.


Violeiro, compositor, produtor musical e idealizador do festival, Bilora (Foto: Divulgação)

Atualmente, a formação da orquestra conta com dez violeiros e o repertório passa pelo universo da música tradicional caipira e musicas de domínios públicos. Segundo o violeiro, compositor, produtor musical e idealizador do festival, Bilora, o objetivo é valorizar e disseminar a viola caipira, instrumento da cultura popular.

"Vamos apresentar a versatilidade, os ritmos e os estilos da viola caipira, inspirados nas tradições dos estados brasileiros. Queremos criar uma cena musical em Contagem e em outros lugares, com a participação de violeiros locais", disse Bilora.


Violeiro, cantor e compositor Cícero Gonçalves (Foto: Raphael Queiroz)

Patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, o festival será ao ar livre e em plena natureza. O violeiro, cantor e compositor Cícero Gonçalves, vai apresentar músicas autorais, como "Oferenda" e "Casa de Santo", e outras canções conhecidas do universo da viola caipira.

O encerramento será com o violeiro e compositor Wilson Dias, que fará um show com músicas autorais acompanhado do filho Wallace Gomes no violão.


Violeiro e compositor Wilson Dias (Foto: Élcio Paraíso)

A pintura em grafite com temática inspirada na viola caipira será do artista Zi Reis e durante o evento o publico poderá conhecer e desfrutar dos produtos saudáveis da feira orgânica  .

Serviço:

Festival Viola Orgânica estreia em Contagem

Domingo (24), às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado 
Rua Paineiras, 753, bairro Eldorado.
Entrada: gratuita
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br